Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20910
Título: A intertextualidade no discurso da mídia impressa cearense
Autor(es): Azevedo, Érica de Abreu
Palavras-chave: Discurso
Mídia
Intertextualidade
Polifonia
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Azevedo, E. A. (2011)
Resumo: O artigo analisa o fenômeno da intertextualidade em matérias jornalísticas do meio impresso cearense, nas quais foi observada a presença do intertexto como resultado de uma estratégia de construção da argumentação. Foram escolhidas como corpus duas matérias publicadas no jornal O Povo, no ano de 2009, pertencentes a uma cobertura especial sobre traição na política brasileira. A motivação para a cobertura teria sido uma declaração do então presidente Lula sobre aliança política em que citou as figuras bíblicas de Judas e Jesus. A análise foi feita com base nos pressupostos sobre intertextualidade, em Koch, Bentes e Cavalcante (2008) e, ainda, apoiada nos estudos sobre polifonia, em Bakhtin (2003), e sobre discurso relatado em Maingueneau (2008).
Descrição: AZEVEDO, Érica de Abreu. A intertextualidade no discurso da mídia impressa cearense. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20910
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_eaazevedo.pdf348,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.