Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20918
Título: A ideia de uma sociedade de povos bem-ordenados segundo John Rawls
Autor(es): Lima, Francisco Jozivan Guedes de
Palavras-chave: Direito dos povos
Sociedade dos povos
Direito de assistência
Direitos Humanos
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Lima, F. J. G. (2011)
Resumo: O artigo pretende expor a ideia rawlsiana de uma Sociedade de Povos bem ordenados proposta na obra O Direito dos Povos. Nesta obra são analisados cinco tipos de sociedades nacionais: (1) as sociedades liberais; (2) os “povos decentes”; (3) as sociedades denominadas de “absolutismos benevolentes”; (4) as “sociedades oneradas”; (5) e os “Estados fora da lei”. A ideia central de Rawls é que a Sociedade de Povos bem ordenados deve ser fundamentada numa concepção liberal de justiça política que postule ter validade universal para todos os povos que anseiam a paz. Ao longo do artigo serão tematizadas questões fundamentais que permeiam as relações exteriores contemporâneas como direito de guerra, pluralismo, genocídio e, dentre outros, direitos humanos.
Descrição: LIMA, Francisco Jozivan Guedes de. A ideia de uma sociedade de povos bem-ordenados segundo John Rawls. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-16.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20918
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_fjglima.pdf214,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.