Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20921
Título: Nessa praça tem de tudo, só falta descer um disco voador: a visão dos moradores do entorno da praça joão gentil sobre os conflitos que ali ocorrem
Autor(es): Holanda, Ismênia de Oliveira
Gomes, Marília Passos Apoliano
Palavras-chave: Conflito
Praça João Gentil
Sociologia Urbana
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Holanda, I. O.; Gomes, M. P. A. (2011)
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apontar elementos sobre os conflitos ocorridos entre os frequentadores e os moradores do entorno da Praça João Gentil, no bairro do Benfica. Demos destaque aos relatos orais de um grupo de atores sociais envolvidos nos conflitos: os moradores da Rua João Gentil, que é situada no entorno da praça e caracteriza-se por ser uma rua muito estreita, afetada mais fortemente pelo trânsito de pessoas que ali ocorre. Realizamos tal escolha metodológica pelo fato de que os moradores nos oferecem maiores oportunidades de relatos, uma vez que participam/observam cotidianamente dos conflitos que ocorrem no entorno da praça, ao contrário dos grupos de frequentadores que não apresentam a mesma assiduidade no local, por serem transitórios. Nossa metodologia foi baseada na observação, na entrevista e na coleta de dados com os interlocutores. Para tanto, utilizamo-nos de alguns ensinamentos metodológicos quanto ao trabalho de campo na Antropologia (CICOUREL, 1990) e na Sociologia Urbana, e quanto à realização de entrevistas em História Oral (ALBERTI, 2004; GOODE & HATT, 1969) por meio de um roteiro de perguntas estruturadas pré-estabelecidas. Além disso, na medida em que realizamos a inserção junto aos moradores do entorno da praça, realizamos o procedimento de olhar “de perto e de dentro” que nos ensina Magnani (2002).
Descrição: HOLANDA, Ismênia de Oliveira; GOMES, Marília Passos Apoliano. Nessa praça tem de tudo, só falta descer um disco voador: a visão dos moradores do entorno da Praça João Gentil sobre os conflitos que ali ocorrem. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20921
ISSN: 21777624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_ioholanda.pdf379,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.