Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20925
Título: A gestão da Escola de Ensino Médio Deputado Paulo Benevides (1995-1996)
Autor(es): Barbosa, Janaina Meneses Lima
Almeida, Ana Maria Alves de
Paiva, Tatiana do Nascimento
Orientador(es): Ramos, Jeannette Filomeno Pouchain
Palavras-chave: Gestão
Reforma do Estado
Ensino Médio
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Barbosa, J. M. L.; Almeida, A. M. A.; Paiva, T. N.; Ramos, J. F. P. (2011)
Resumo: Apoiada na pesquisa empírica do tipo estudo de caso, esta pesquisa em desenvolvimento se baseia em análise de documentos coletados como o Projeto Político Pedagógico – PPP, a Gestão Integrada da Escola – GIDE, o Regimento Escolar e o Programa de Melhoria e Modernização da Educação Básica – PMMEB, além de entrevistas semi-estruturadas com representantes da escola. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos da Teoria Crítica, tomando como referência estudos de autores que investigam a reforma do Estado, Educação, Gestão Escolar, bem como as influências das teorias da administração nesta área, a citar BRESSER PEREIRA (1997), ALBUQUERQUE (2005),VIEIRA (2002), DRUCKER (1993), dentre outros. Dessa forma, percebemos que as novas práticas de gestão escolar, caracterizadas pela adoção de instrumentos de planejamento, reestruturação do núcleo gestor, eleições diretas, (re)centralização da gestão e referenciais da qualidade social para a qualidade total, foram inseridas a partir da década de 1990. Conforme Adrião (2006), esta década foi marcada “pela rearticulação dos movimentos sociais para quem a bandeira da democratização era parte estruturante de suas reivindicações”. No Estado do Ceará, a escola de Ensino Médio Deputado Paulo Benevides - EEMDPB foi pioneira na implementação da gestão democrática através da escolha de dirigentes por eleição direta, sendo esta concretizada por meio da política pública. A análise nos permite pressupor que as mudanças ocorridas pelas novas formas de gestão, mediante os processos de democratização e os instrumentos de planejamento, contribuíram para a melhoria do acesso ao ensino. Neste sentido, as novas práticas de gerir que foram inseridas nas instituições educacionais públicas adotam mecanismos de descentralização dos poderes, de democratização e de autonomia escolar.
Descrição: BARBOSA, Janaina Meneses Lima; ALMEIDA, Ana Maria Alves de; PAIVA, Tatiana do Nascimento. A gestão da Escola de Ensino Médio Deputado Paulo Benevides (1995-1996). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-11.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20925
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_jmlbarbosa.pdf282,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.