Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20943
Tipo: Artigo de Evento
Título: A formação docente do professor surdo no curso de graduação Letras-Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Almeida, Dória Karenina Castro de
Lopes, Ligiane de Castro
Palavras-chave: Formação docente;Letras-Libras;Cultura surda
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: ALMEIDA, Dória Karenina Castro de; LOPES, Ligiane de Castro. A formação docente do professor surdo no curso de graduação Letras-Língua Brasileira de Sinais. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.
Resumo: Esta pesquisa aborda a formação docente do professor surdo, que vem sendo ofertada na Universidade Federal do Ceará, por meio do curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS. Vale ressaltar que a existência de um curso de graduação voltado para a formação de professores surdos deve-se à lei nº 10. 436, que reconhece a LIBRAS como língua oficial da comunidade surda do Brasil; e ao decreto 5.626 de dezembro de 2005, que orienta sobre a formação do professor de LIBRAS. Este profissional, por sua vez, deve ser formado em instituição de nível superior, e poderá lecionar a LIBRAS em universidades ou nas escolas, atuando como modelo de identificação lingüístico-cultural para os alunos surdos. Na intenção de investigar como se dá a formação do professor surdo no curso Letras-LIBRAS, foram delineados os seguintes objetivos: investigar como são ministradas as aulas, e analisar a importância do atual currículo para a vida profissional e acadêmica dos alunos. Para tanto, foram realizadas observações das aulas e entrevistas semi-estruturadas com os alunos surdos sobre temas relacionados ao curso. Concluímos através dos depoimentos dos surdos que o Letras-LIBRAS é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem do professor surdo, pois propicia a eles uma gama de conhecimentos e metodologias que antes eram desconhecidas, contribuindo para que tenham mais segurança e competência no ensino da LIBRAS. Além disso, os professores surdos avançaram no sentido de repensar sua prática pedagógica, levando em consideração as teorias estudadas e a necessidade de fazerem adaptações curriculares e metodológicas de acordo com a faixa etária dos alunos. Em suma, acreditamos que o curso Letras-LIBRAS tem contribuído para dotar os futuros professores surdos de elementos teóricos e práticos, necessários ao desenvolvimento de uma prática docente exitosa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20943
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_dkcalmeidalclopes.pdf180,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.