Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20991
Título: Apoio à democracia na América Latina: a importância dos contextos nacionais
Autor(es): AQUINO, Jakson Alves de
Palavras-chave: Democracia
Cultura política
Cidadãos
Data do documento: 2014
Editor: Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política
Citação: AQUINO, J. A.(2014)
Resumo: Neste trabalho, procura-se identificar quais fatores individuais e societais tem maior impacto sobre o apoio à democracia por cidadãos latino-americanos. O apoio à democracia é mensurado tanto por uma questão genérica sobre democracia como pelo contraste da democracia com regimes autoritários específicos. Para a análise dos dados, são empregados modelos de regressão multinível. São incluídas nos modelos variáveis de nível nacional, indicadoras de contextos históricos, sociais, econômicos e políticos, e variáveis de nível individual, tais como percepção de corrupção, confiança nas instituições e nas pessoas, avaliação do desempenho dos governos, posição ideológica do respondente versus a posição ideológica do presidente ou primeiro ministro, anos vividos sob regime democrático ou autoritário e sentimentos de insegurança frente à criminalidade.
Descrição: AQUINO, Jakson Alves de. Apoio à democracia na América Latina: a importância dos contextos nacionais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 9., 2014, Brasília. Anais... Brasília: ABCP, 2014, p. 1-21.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20991
ISBN: 978-85-66557-01-5
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_jaaquino.pdf539,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.