Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034
Título: A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
Título em inglês: The understanding and teaching of biological evolution by the teachers of public schools in the Maracanaú’s city located in Ceará.
Autor(es): Fama, Francisca Gardênia Carlos
Orientador(es): Lima, Daniel Cassiano
Palavras-chave: Biologia Evolutiva
Criacionismo
Darwin
Escolas - Maracanaú-CE
Biologia (Ensino médio)
Professores de biologia
Data do documento: 2016
Citação: FAMA, F. G. C. (2016)
Resumo: A Evolução Biológica possui grande importância para a compreensão da Biologia, bem como para a formação dos cidadãos, uma vez que é considerada o eixo norteador para o entendimento dos processos biológicos. O presente trabalho tem por objetivo principal verificar as concepções apresentadas pelos professores de Biologia do Ensino Médio de seis escolas da rede pública do município de Maracanaú-Ceará a respeito da Evolução, e sua forma de lidar com o assunto no dia-a-dia, sobretudo nos assuntos polêmicos que cercam a Teoria Evolucionista. Para isso, aplicam-se como instrumento de coleta um questionário entre os meses de abril a novembro de 2015 para os professores que ministram a disciplina de Biologia na 3ª série do ensino médio dessas escolas. Na análise desses questionários, verificou-se que os professores tem dificuldade em relação ao objeto de estudo da Evolução Biológica, especialmente no que diz respeito ao conceito e significado de seleção natural ao domínio das evidencias evolutivas, ao uso de conceitos equivocados, muitas vezes ligados a conhecimentos pseudocientíficos. A Biologia Evolutiva, na nossa realidade, não é uma prioridade à altura de seu potencial e importância, para poder contribuir com as necessidades da sociedade no campo de suas aplicações sociais, como nas pesquisas, combates das doenças genéticas, tratamento e melhoramento de plantas, garantindo, assim, a sobrevivência dos seres vivos.
Abstract: The Biological Evolution has a great importance to the comprehension to Biology studies, as well as to citizens‟ formation, since it is considered the main point for a better comprehension of biological processes. This work intends to verify the main views presented by teachers‟ high school biology at public schools at Maracanaú’s city (Ceará), about evolution as well as its way of dealing with it on a day-to-day, especially in controversial issues surrounding the evolutionary theory. For this, we applied a questionaries to the biology teachers in these schools between April and November 2015. In the analysis of these questionaries, it was verified that teachers have some difficulties to these study thoughts of Biologic Evolution, especially to the concept and meaning of natural selection to control of evolution evidences, of mistaken conceptions sometimes connected to questionably designated as such scientific knowledge. Evolutionary biology, in our reality, is not a priority up to its potential and importance, in order to contribute to the needs of society in the field of their social applications, such as in research, combat genetic diseases and treatment and plant breeding, thus ensuring survival of living beings.
Descrição: FAMA, Francisca Gardênia Carlos. A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fgcfama.pdf953,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.