Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21052
Título: Espaço patrimonial: usos e tensões em torno de um Centro Histórico
Autor(es): BARREIRA, Irlys Alencar Firmo
LOPES, Francisco Willams Ribeiro
Palavras-chave: Patrimônio
Requalificação
Centro histórico
Usos
Passeio Público
Data do documento: 2015
Editor: Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
Citação: BARREIRA, I. A. F.; LOPES, F. W. R. (2015)
Resumo: Este trabalho analisa as políticas de preservação ao patrimônio designadas como “requalificação”, com ênfase nas intervenções, estratégias e práticas sociais envolvidas em processos de intervenção. A “requalificação”, expressão que vem substituindo a palavra “revitalização” do patrimônio, visa transformar áreas históricas consideradas “degradadas” em espaços de entretenimento e lazer, a partir da execução de medidas estratégicas de intervenção. A proposta implica um processo de substituição de usuários de espaços considerados patrimônio da cidade por meio da tentativa de atrair turistas e moradores de classe média. A reflexão tem como referente empírico os projetos de intervenção para o Centro Histórico de Fortaleza, Ceará, Brasil, incluindo os conflitos de natureza social e simbólica que envolvem tanto atores institucionais como usuários.
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo; LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Espaço patrimonial: usos e tensões em torno de um "Centro Histórico". In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 12., 2015, Lisboa; Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 1., 2015, Lisboa. Atas... Lisboa: Leading Congressos, 2015. p. 5853-5866.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21052
ISBN: 978-989-99357-0-9
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_iafbarreira.pdf327,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.