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Título: Análise comparativa da aplicação de modelos para imputação do volume médio diário de séries históricas de volume de tráfego
Título em inglês: Comparative analysis of the application of models for the imputation of average daily volume of traffic volume time series
Autor(es): Almeida, Antonia Fabiana Marques
Orientador(es): Moreira, Maria Elisabeth Pinheiro
Palavras-chave: Controle de tráfego
Análise de séries temporais
Modelo ARIMA
Transportes
Data do documento: Set-2010
Citação: ALMEIDA, A. F. M. (2010)
Resumo: Para melhorias do sistema rodoviário, tanto no que se refere à infra-estrutura quanto à operação, é necessário a realização de estudos e planejamento, buscando a melhor utilização dos recursos existentes. Para tanto, faz-se o uso de uma importante medida de tráfego, o volume veicular. Os dados de tráfego são coletados por meio manuais ou eletrônicos, porém, ambos podem apresentar falhas e não coletar os dados em sua totalidade. No caso dos equipamentos eletrônicos de contagem, a coleta contínua pode formar uma série histórica, que, devido a não coleta, gera falhas ao longo da base de dados, as quais podem comprometer os estudos embasados nestas informações. Este trabalho busca, portanto, realizar análises de métodos empregados para estimação destes valores faltosos, buscando conhecer o modelo mais eficaz para a variável Volume Médio Diário dos dados obtidos pelos postos de contagem contínua instalados nas rodovias estaduais do Ceará. Os modelos de estimação aplicados neste trabalho são os modelos ARIMA de análise de séries temporais, e modelos simples, que apresentam aplicação menos complexa e processamento mais rápido, enquanto que o ARIMA demanda maior conhecimento específico do profissional que o utiliza. Assim, o método mais eficaz aqui considerado foi o que obteve menores erros após aplicação do modelo. Para estas aplicações foram selecionados quatro postos permanentes, de acordo com o percentual de dados válidos e sua localização, buscando a utilização de postos em pontos representativos do estado. O melhor modelo encontrado foi o ARIMA (1,0,1)7 (com erro médio de 1,816%), porém, um dos modelos simples, o MS2, obteve resultados próximos aos do ARIMA (erro médio 1,837%), e também pode ser considerado satisfatório para aplicação na imputação de valores faltosos.
Abstract: In order to improve the road system, with regard to its infrastructure and operation, it is necessary to perform studies and planning, by seeking the best use of existing resources. Therefore an important traffic measure is used, i.e., vehicle volume. Traffic data is collected either manually or electronically; however both ways can fail and not collect all data. In the case of electronic counting equipment, the continuous data collection may form a time series, which produces failures in the database due to non-collection, which can compromise the studies based on this information. Therefore this work aims to perform analysis of methods used to estimate these missing values, by trying to know the most effective model for the Average Daily Volume variable of the data obtained by the continuous counting stations installed in the state highways of Ceará. The estimation models used in this work are the ARIMA models for time series analysis, and simple models, which present a less complex application and a faster processing, while the ARIMA requires more specific knowledge of the professional who uses it. The most effective method considered herein was the one that obtained smaller errors after the application of the models. Four permanent counting stations were selected for these applications, according to the percentage of valid data and its location, by seeking the use of stations in representative points of the state. The best model found was ARIMA (1,0,1)7 (with an average error of 1.816%), however one of the simplest models, MS2, produced results similar to those of ARIMA (an average error of 1.837%), and it can also be considered suitable for application in the allocation of missing values.
Descrição: ALMEIDA, A. F. M. Análise comparativa da aplicação de modelos para imputação do volume médio diário de séries históricas de volume de tráfego. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2109
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