Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21130
Título: A atuação da equipe multidisciplinar do juizado de violência doméstica e familiar contra mulher da comarca de Fortaleza: um enfoque na prática profissional do(a) assistente social
Autor(es): Aguiar, Rafaela Silveira de
Lopes, Larissa Costa
Orientador(es): Cavalcante, Silvana Maria Pereira
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Equipe Multidisciplinar
Serviço Social
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Aguiar, R. S.; Lopes, L. C.; Cavalcante, S. M. P. (2011)
Resumo: Este trabalho visa conhecer a atuação da equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, enfocando o trabalho do (a) assistente social. O marco regulatório da Lei nº 11.340, Lei Maria da Penha, em 2006 referente ao Art. 1°, dispõe sobre a criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Definindo-o como a instituição especifica para julgar e enfrentar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A violência deixa de ser considerada delito de menor potencial ofensivo, torna-se crime, passa a se estabelecer novas medidas de prevenção e proteção a mulher, como as medidas protetivas e de punição ao agressor(a), como a possibilidade de prisão. A lei estabelece a criação da equipe multidisciplinar que se insere na estrutura organizacional da instituição, com atribuições de orientação, encaminhamento e prevenção entre outras ações. O fenômeno da violência contra a mulher representa uma manifestação da questão social, uma vez que a ele estão intrínsecos relações de poder, construção de gênero, bem como violência de gênero culturalmente postas em nossa sociedade. Dessa forma, o desvelamento de tal fenômeno se faz possível a partir de uma abordagem interdisciplinar. A pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista semi-estruturada e da observação participante, além da pesquisa bibliográfica. Fica posto então, que o trabalho do Serviço Social nesse contexto, contribui para a efetivação do enfrentamento da violência contra a mulher através da Lei Maria da Penha.
Descrição: AGUIAR, Rafaela Silveira de; LOPES, Larissa Costa. A atuação da equipe multidisciplinar do juizado de violência doméstica e familiar contra mulher da comarca de Fortaleza: um enfoque na prática profissional do(a) assistente social. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21130
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_rsaguiarlclopes.pdf145,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.