Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21131
Título: A Biblioteca Pública Menezes Pimentel e seus assíduos freqüentadores
Autor(es): Sousa, Raylane Marques
Orientador(es): Chagas, Eduardo Ferreira
Palavras-chave: Biblioteca
Livros
Leitura
Leitores
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Sousa, R. M. (2011)
Resumo: O enfoque deste artigo é mostrar como o leitor se relaciona com o livro e como a leitura participa da formação sociocultural do leitor. Com a ajuda de teóricos como Pierre Bourdieu e Roger Chartier, que fazem menção às práticas de leitura, tentarei traçar o perfil dos leitores que frequentaram assiduamente a Biblioteca Pública Menezes Pimentel durante o primeiro semestre do ano de 1930. Assim, por meio dos conceitos de leitura desenvolvido por esses teóricos, pretendo chegar ao conhecimento das inquietações que permeavam o presente desses leitores, as quais foram responsáveis por impulsionar a busca incessante de determinados tipos de temáticas, que mencionarei no decorrer do trabalho. Busco também entender o contexto histórico em que esses leitores estavam inseridos no momento de eleger tais obras e não outras.
Descrição: SOUSA, Raylane Marques. A Biblioteca Pública Menezes Pimentel e seus assíduos freqüentadores. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-12.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21131
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_rmsousa.pdf155,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.