Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21134
Título: Formação e limitações regionais do plano de desenvolvimento sustentável da região turística do meio-norte (Brasil)
Autor(es): Matos, Fabio de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável - Pobreza
Geografia Regional
Turismo - Planejamento
Imagética
Geografia
Data do documento: 2013
Citação: MATOS, F. de O. (2013)
Resumo: Este trabalho trata acerca da relação entre a formação e limitações do “Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística (PDSRT) do Meio-Norte”. A área de pesquisa corresponde a parcelas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará compreendendo um total de noventa municípios. Percebe-se a construção de um discurso integralizador no qual a imagem se destaca como principal foco de conexão do emergente projeto regional. Frente a essa perspectiva, esta pesquisa objetivou analisar o processo de integração turística do Plano Meio-Norte, a partir do papel da imagética na política de regionalização do turismo atual. Buscando uma homogeneização paisagística, social e econômica que visasse a interligação de áreas heterogêneas, a política imagética do PDSRT promove na atualidade uma gama complexa diante a realidade local. O procedimento operacional da pesquisa foi realizado em três momentos: primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre temáticas como turismo, região, pobreza e desenvolvimento regional; no segundo, foi realizado um levantamento dos documentos de inserção do Plano Meio-Norte nas três esferas de poder; e finalmente foram realizadas investigações in loco, onde foram empreendidas buscas sobre a produção imagética fundamentada a partir do referido plano, bem como entrevistas com os atores sociais locais. Analisando a proposta regional, percebe-se o discurso que visa a abrangência de políticas de infraestrutura generalizantes elaboradas para a efetivação da atividade turística. A formação de uma região mais preocupada com uma politica externa de atração para o turismo do que necessariamente com uma articulação entre os seus componentes, expõe uma série de fragilidades no organismo do PDSRT, conferindo à esse plano características de uma proposição de subdesenvolvimento sustentável.
Descrição: MATOS, F. O. Formação e limitações regionais do plano de desenvolvimento sustentável da região turística do Meio-norte (Brasil). 2013. 250 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21134
Aparece nas coleções:LABOMAR - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tese_fdeomatos.pdf8,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.