Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21145
Título: A influência da escrita do português não-padrão na interação via Internet
Autor(es): Calabria, Victor Flávio Sampaio
Orientador(es): Saraiva, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Sociolinguística
Língua Portuguesa
Internet
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Calabria, V. F. S.; Saraiva, J. A. B. (2011)
Resumo: O presente trabalho objetiva fazer, em sua primeira fase, um levantamento dos casos de escrita do Português não-padrão nos sites de relacionamentos e bate-papo da Internet, tais como o Orkut e o Messenger, e, na sequência, propor, a partir da quantificação de dados, uma tipologia dos casos de desvio da escrita padrão. Baseamo-nos em teóricos da Sociolinguística, tais como Marcos Bagno, e também em teóricos da Interação na Internet, como Júlio César Araújo. O corpus utilizado para a realização desta pesquisa foi retirado de conversas no MSN, das quais o pesquisador participou, e scraps do Orkut. Levamos em consideração a frequência com a qual uma dada pessoa, partícipe da conversa, arrisca a mesma forma de escrita, para, em seguida, eliminarmos, com base na recorrência, casos de mero erro de digitação. Se a forma é frequentemente empregada neste meio de interação, buscamos então as razões possíveis que justifiquem a opção pela escrita do Português não-padrão. Averiguamos, por exemplo, o grau de influência da modalidade oral em fenômenos como o rotacismo e a assimilação (corriqueiros nas explicações sociolinguísticas). Estando a pesquisa em fase embrionária, o presente trabalho fornece apenas alguns resultados parciais. Fizemos um levantamento geral de dados com indicações explicativas para os casos de escrita não-padrão mais frequentes, que nos servirá de ponto de partida para que, em um próximo trabalho, como já se pleiteia, possamos depreender as verdadeiras explicações subjacentes ao uso recorrente de formas não-padrão do Português escrito em interações via Internet.
Descrição: CALABRIA, Victor Flávio Sampaio. A influência da escrita do português não-padrão na interação via Internet. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 01-14.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21145
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_vfscalabria.pdf340,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.