Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21146
Título: A lingüística textual e sua contribuição para o tratamento informacional de prontuário do paciente
Autor(es): Pinto, Virgínia Bentes
Meneses, Bruno Carvalho
Raulino Neto, Francisco Hilton Rodrigues
Palavras-chave: Prontuário eletrônico do paciente
Lingüística textual
Representação indexal
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Pinto, V. B.; Meneses, B. C.; Raulino Neto, F. H. R. (2011)
Resumo: O texto, verbal ou não verbal, é construído a partir de ações humanas para expressar as coisas e os objetos do mundo e permite ao leitor diferentes interpretações. Olhado assim é objeto de estudo da lingüística textual, contudo pode ser estudado noutras áreas. O prontuário do paciente, um texto transcrito e redigido por vários autores médicos, enfermeiros, etc. contém todos os eventos e informações concernentes ao paciente, e aquelas referentes às questões administrativas, financeiras e socioculturais. É um texto constituído pelos elementos da lingüística textual, tanto no nível macro quanto micro, fato que nos motivou a empreender uma pesquisa apoiada na seguinte questão: de que modo a lingüística textual pode contribuir para a identificação e a extração de conteúdos lingüísticos de prontuários do paciente visando a representação indexal, de modo a atender as necessidades dos usuários do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)? Objetivo: investigar a contribuição da lingüística textual para a representação indexal, visando ao atendimento das necessidades dos clientes do SAME/HUWC. Metodologia: mapeamos os signos lingüísticos nos prontuários e construímos o mapa conceitual no software CmapTools. Como resultados identificamos sintagmas referentes a coesão e coerência. No caso da coesão, destacam-se a referencia endofórica: anáfora, catáfora, substituição, elisão e coesão lexical. Relativo à coerência identificamos: domínio lingüístico, pragmático e extralingüístico. Diante desses resultados Inferimos que a lingüística textual traz contribuições efetivas no tratamento informacional de prontuários do paciente e, oferece “pistas” que poderão contribuir efetivamente para processo de recuperação da informação.
Descrição: PINTO, Virgínia Bentes; MENESES, Bruno Carvalho; RAULINO NETO, Francisco Hilton Rodrigues. A lingüística textual e sua contribuição para o tratamento informacional de prontuário do paciente. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-12.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21146
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_vbentespintobcmenesesfhrraulinoneto.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.