Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21149
Título: Favela, comunidade ou bairro? A espacialização das relações sociais na perspectiva de jovens surfistas do Titanzinho
Autor(es): Barreira, César
Sá, Leandro Damasceno de
Palavras-chave: Favela
Relações sociais
Jovens
Data do documento: 2011
Editor: Encontro Anual da Anpocs
Citação: Barreira, C.; Sá, L. D. (2011)
Resumo: Este paper discute as alternâncias entre os usos das formas simbólicas “favela”, “comunidade” e “bairro” como marcadores de lugar de moradia no “pico de surfe” do Titanzinho na cidade de Fortaleza. Explicita a construção da imaginação conceitual e dos discursos de surfistas “locais” em torno de suas dinâmicas identitárias face à economia da alteridade com a cidade sob a pregnância de imputações e estigmas de violência e criminalidade. Percebido ora como “paraíso perdido”, ora como “paraíso escondido”, a qualificação do lugar de pertencimentos dos jovens envolve dilemas morais que se expressam como segmentações socioespaciais (...)
Descrição: BARREIRA, César; SÁ, Leandro Damasceno de. Favela, comunidade ou bairro? A espacialização das relações sociais na perspectiva de jovens surfistas do Titanzinho. In: Encontro Anual da Anpocs, 35., 2011, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2011. p. 1-23.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21149
ISSN: 2177-3092
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_ldsa.pdf109,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.