Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21153
Título: Bairros emblemáticos e espaço patrimonial urbano
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Bairros
Representação emblemática
Políticas de patrimônio
Data do documento: 2015
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Citação: Barreira, I. A. F. (2015)
Resumo: As cidades evocam um sentido de totalidade. O próprio modo como são conformadas, segundo critérios de território, população e legislação, aponta uma visão de conjunto. Os bairros, na mesma perspectiva, são constituídos legalmente como partes integrantes dessa totalidade, ou pedaços que se agregam de forma mais ou menos orgânica ao conjunto da cidade. Há, no entanto, bairros que são configurados como emblema iconográfica de cidades, sendo reconhecidos como expressão da própria história do aglomerado urbano do qual fazem parte. O objetivo desta apresentação é pensar nos bairros enquanto representação emblemática do espaço urbano, verificando a presença de imaginários e práticas de intervenção presentes nas políticas de patrimônio e nos registros do turismo...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Bairros emblemáticos e espaço patrimonial urbano. In: SILVA, Isabel Corrêa da; FRAGELLA, Simone; ABOIM, Sofia; VIEGAS, Susana Matos (Orgs.). Ciências sociais cruzadas entre Portugal e o Brasil: trajectos e investigações no ICS. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2015, p. 133-146.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21153
ISBN: 978-972-671-355-5
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_iafbarreira.pdf89,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.