Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2118
Título: Aspectos semióticos em São Bernardo
Autor(es): BASTOS, Francisco Glauco Gomes
Palavras-chave: Semiótica
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - S. Bernardo - Análise semiótica
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - S. Bernardo - Crítica e interpretação
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Análise do discurso
Data do documento: 2009
Editor: http://portal.seduc.ce.gov.br - Célula de Estudos e Pesquisas - CEPES - COAVES/SEDUC
Citação: BASTOS, F. G. G. (2009)
Resumo: Considerada a obra-prima de Graciliano Ramos, São Bernardo traz em seu texto uma gama de aspectos simbólicos que representam a dicotomia da sociedade agrária brasileira dos dois períodos republicanos do início do século XX – a República Velha com sua política do café-com-leite e a República Nova pós-Revolução de 30, Getulista e voltada para a modernização da agricultura – personificados, principalmente, nas figuras de Mendonça e Paulo Honório, respectivamente. Tal personificação não ocorre por acaso. Segundo o mais importante dos fundadores da moderna semiótica geral, Charles Sanders Peirce, “o fato de que toda idéia é um signo junto ao fato de que a vida é uma série de idéias prova que o homem é um signo” (NÖTH, Panorama da Semiótica, 2005, p.61). Nesse sentido podemos afirmar que, dentro da sociedade agrária nordestina, Mendonça representa a decadência dos grandes senhores de engenho que exerciam o poder patriarcal, dominando não só a região em que se encontravam, mas também todos que o rodeavam. Sua palavra deveria ser em todas as situações a palavra final e, quando contrariados ou desobedecidos, a resposta sempre era veemente. (...)
Descrição: BASTOS, Francisco Glauco Gomes. Aspectos semióticos em São Bernardo. In: CEARÁ. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO; SANTOS, FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS (ORG.) Abrindo trilhas para os saberes: formação humana, cultura, diversidade. Fortaleza: SEDUC, 2009. Coletânea Professor Aprendiz. p. 322-333.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2118
ISBN: 978 85 62362 28 6
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_capliv_FGGBastos_Abrindo.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.