Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21193
Título: Visibilidades e invisibilidades urbanas
Autor(es): Campos, Ricardo Marnoto de Oliveira
Palavras-chave: Cultura visual urbana
Invisibilidade urbana
Comunicação visual
Espaço físico citadino
Data do documento: 2016
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: Campos, R. M. O. (2016)
Resumo: Este texto, de natureza mais ensaística, olha para a cidade como ecossistema comunicacional. Apesar de assumir a natureza mais reflexiva deste escrito, não deixo de ressalvar a sua profunda vinculação a uma série de pesquisas empíricas por mim desenvolvidas ao longo de anos que remetem para a forma como determinados círculos sociais ou comunidades constroem formas peculiares de comunicação e representação. Em comum estas pesquisas têm não apenas a cidade, mas a natureza juvenil dos grupos e comunidades estudados. Trabalhos sobre jovens Okupas (GRÁCIO et al, s.d, 2000), sobre o movimento Hip-Hop (SIMÕES, NUNES e CAMPOS, 2005), sobre os writers de graffiti (CAMPOS, 2009, 2010b) e mais recentemente sobre o rap negro e de protesto (CAMPOS e SIMÕES, 2011, 2014), permitiram-me pensar a forma como certas culturas juvenis agem na cidade e utilizam os seus recursos com intuitos comunicacionais [...]
Descrição: CAMPOS, Ricardo Marnoto de Oliveira. Visibilidades e invisibilidades urbanas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 49-76, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21193
ISSN: 2318-4620 (online)
0041-8862 (impresso)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_rmocampos.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.