Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21195
Título: As interferências urbanas na cidade de Natal: um ensaio sobre linhas, cores e atitudes
Autor(es): Coradini, Lisabete
Palavras-chave: Interferências urbanas
Prática do grafite
Comunicação visual
Expressões gráficas urbanas
Data do documento: 2016
Editor: Revista de Ciências Sociais da UFC
Citação: Coradini, L. (2016)
Resumo: O objetivo mais amplo deste artigo é refletir sobre a prática do grafite na cidade de Natal. Em tom mais experimental e especulativo, apresentam-se algumas reflexões sobre as “interferências urbanas” (grafite, estêncil, lambe-lambe, tag, bomber e letras grafitadas) no espaço público da cidade. São imagens que contribuíram para torná-la visível. Como aponta Etienne Samain, toda imagem nos oferece algo para pensar. O grafite se instalou em Natal como uma rede de comunicação e expressão, inicialmente com a intenção de territorializar-se, tornar-se visível e vivo, nos ensinando a olhar a cidade e buscar, arqueologicamente, os resquícios de suas mensagens. Nos termos de Canevacci (1997), a cidade é espaço para as múltiplas manifestações e se refere aos mutantes processos de comunicação visual [...]
Descrição: CORADINI, Lisabete. As interferências urbanas na cidade de Natal: um ensaio sobre linhas, cores e atitudes. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 149-170, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21195
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lcoradini.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.