Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21197
Título: Visibilidade e escrita de si nos riscos do pixo paulistano
Autor(es): Pereira, Alexandre Barbosa
Palavras-chave: Pixo paulistano
Paisagem urbana
Pixação
Novas tecnologias da comunicação
Data do documento: 2016
Editor: Revista de Ciências Sociais da UFC
Citação: Pereira, A. B. (2016)
Resumo: No romance O homem invisível, de Herbert Wells (1985), de 1897, o personagem principal, Doutor Griffin, um cientista, cria uma fórmula para tornar-se invisível. A partir disso, ele tenta utilizar sua descoberta para conseguir fama e reconhecimento. A ideia de tornar-se invisível mostra-se bastante sedutora. Afinal, pode-se ver tudo sem ser visto, bisbilhotar e desvendar segredos sem ser notado, ter, enfim, extrema liberdade para fazer o que quiser sem ser punido, pois não é possível ser descoberto. Essa liberdade e a impunidade que a invisibilidade proporcionaria, entretanto, mostraram-se ilusórias para o cientista do romance de Wells, que resolve experimentar a fórmula em si. Ao mesmo tempo em que não ser visto pelas outras pessoas proporciona-lhe grande poder, tal capacidade lhe retira uma dimensão fundamental da experiência humana: a possibilidade de estabelecer relações sociais. Invisível, ele não pode ser notado e, ao tentar comunicar-se com as pessoas, é imediatamente visto como uma aberração ou como algo de outro mundo. Além disso, em pleno inverno, se quiser manter-se invisível, deveria andar nu [...]
Descrição: PEREIRA, Alexandre Barbosa. Visibilidade e escrita de si nos riscos do pixo paulistano. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 77-100, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21197
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_abpereira.pdf473,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.