Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21245
Título: Aventura(s) na(s) cidade(s) em a hora da estrela, de Clarice Lispector
Autor(es): Nascimento, Bruno Duarte
Silva, Cristina Maria da
Palavras-chave: Cidades
Narrativas
Trajetórias
Data do documento: 2015
Editor: I Simpósio sobre Literatura Cearense
Citação: Nascimento, B. R.; Silva, C. M. (2015)
Resumo: Este texto tem o objetivo de pensar a(s) cidade(s) na contemporaneidade a partir de narrativas literárias. Abordamos a obra A Hora da Estrela(1998) de Clarice Lispector. O motivo da escolha diz respeito à narração das aventuras da nordestina Macabéa, "numa cidade toda feita contra ela" (LISPECTOR, 1998), acicate profícuo quando se busca captar experiências nas cidades contemporâneas revelando esboços dos espaços, dos lugares e temporalidades. A proposta é traçar uma leitura que acompanha a(s) trajetória(s), "aquela concebida como mobilidade, alteridade, alteração, a que advém com o nascimento, masque só se constitui no mundo" (KOFES, 2004), de Macabéa, mas também da própria escritora transfigurada em narrador-personagem, evidenciando as experiências que a atravessam. A partir de reflexões em torno das "caminhadas pela cidade" (CERTEAU, 1994), em narrativas (literárias), vemos o surdir dos cenários citadinos, as suas ruas, seus personagens e as formas de sociabilidades que se realizam no espaço urbano. Contudo, "os passos" moldam esse espaço, tecendo outras significações para os lugares. A cidade-conceito esmaece dando lugar às práticas urbanas que fazem da(s) cidade(s) uma invenção constante.
Descrição: NASCIMENTO, Bruno Duarte; SILVA, Cristina Maria da. Aventura(s) na(s) cidade(s) em a hora da estrela, de Clarice Lispector. In: SIMPÓSIO SOBRE LITERATURA CEARENSE, 1., 2015, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC, 2015. p. 163-174.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21245
ISSN: 2179-4154
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_bdnascimento.pdf336,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.