Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21253
Título: São José de baixo, São José de cima: imagens, narrativas e memórias de uma festa de santo
Autor(es): Paulino, Antonio George Lopes
Palavras-chave: Religião
Poder
Narrativa
Memória
Imagem
Data do documento: 2015
Editor: Anais da V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste
Citação: Paulino, A. G. L. (2015)
Resumo: Esta pesquisa acompanha a dinâmica de transformação de uma festa popular católica situada em Bonsucesso, bairro da periferia de Fortaleza – CE.Os festejos dedicados a São José no ambiente citado passam por mudanças e tensões que acontecem há, pelo menos, três décadas, pondo em cena uma divisão socioespacial onde se observa instigante relação entre experiência religiosa e espaços de poder. Tal divisão configura-se, por um lado, pela força normativa do templo oficial dedicado a São José Operário, cuja edificação remonta aos anos 1980. Por outro lado, ergueu-se um processo de resistência popular e anticlerical em torno daCapelinha de São José ou Capelinha do Bonsucesso, espaço não resguardado e não recomendado pela igreja católica, mas que anualmente era frequentado por pagadores de promessa, devotos e praticantes de um lugar cujo mito de origem acumula, aproximadamente, mais de oitenta anos de história e remete à simbólica da água, traço marcante no arquétipo de São José. A referida capelinha foi demolida no ano 2013, a partir de desapropriação de imóvel conduzida pelo Governo do Estado do Ceará, o qual realiza obras numa área maior em que está abrangido o mencionado local. Apesar da demolição, o templo de São José Operário não passou a ser referência única na devoção ao santo em Bonsucesso e bairros adjacentes. A procissão que costumava dirigir-se ao cenário da capelinha continua a acontecer, acorrendo a outro destino, a Capela de Santa Terezinha. A observação desse fenômeno é realizada pela via etnográfica, num percurso iniciado nos anos 1990. Atualmente o trabalho conflui para o registro e a sistematização de imagens, narrativas e memórias, contando com fotografias que constituem acervo a ser complementado com um documentário em processo de produção. Os resultados acumulados fundamentam discussões que cruzam olhares nos campos da Antropologia da Religião, Antropologia da Política e Antropologia Urbana.
Descrição: PAULINO, Antonio George Lopes. São José de baixo, São José de cima: imagens, narrativas e memórias de uma festa de santo. REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5., 2015, REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14., 2015, Maceió. Anais.... Maceió: UNIT, 2015, 20p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21253
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_aglpaulino.PDF998,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.