Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21257
Título: A política no assentamento Zumbi dos Palmares (Aracati - CE): tensões particulares e arranjos coletivos possíveis
Autor(es): Paulino, Antonio George Lopes
Palavras-chave: História
Cultura
Política
Data do documento: 2014
Editor: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia
Citação: Paulino, A. G. L. (2014)
Resumo: Neste trabalho, aprecio a história do assentamento rural Zumbi dos Palmares (Aracati –CE), tomando-a como narrativa a partir da qual se focaliza seu processo político, desde a ocupação da terra, em 1995/96, até o momento presente. A pesquisa, de cuja equipe fiz parte, desenvolveu-se de 2011 a 2013, tendo por base a complementaridade entre as perspectivas quantitativa e qualitativa, para delinear o perfil socioeconômico da comunidade e sua caracterização política. Esta é marcada pelo individualismo e pela fragmentação e pulverização do associativismo político local que, entretanto, se mostra capaz de configurar consensos possíveis em momentos pontuais de sua história. Fez-se também o monitoramento referente à realização, pela Petrobras, de um projeto experimental de cultivo de plantas ornamentais com irrigação proveniente da escavação de petróleo em fazenda vizinha. A comunidade obteve por ocasião desse experimento, um poço profundo que abastece as casas das famílias que, durante 15 anos, enfrentaram a falta d’água como um drama cotidiano. A equipe operou com mecanismos de pesquisa-ação, tendo os sujeitos locais como partícipes do estudo, a narrarem suas memórias e opiniões acerca da vida no assentamento. No exercício de interpretação desse material, discorro sobre o processo de organização política local, contextualizando-o em categorias como gênero, gerações, trabalho, ambiente e cultura; observadas não somente quando da coleta de dados, mas também em atividades de formação realizadas durante o processo de articulação da comunidade Zumbi dos Palmares.
Descrição: PAULINO, Antonio George Lopes. A política no assentamento Zumbi dos Palmares (Aracati - CE): tensões particulares e arranjos coletivos possíveis. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 29., 2014, Natal. Anais... Brasília: Editora Kiron, 2014, p. 1-20.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21257
ISBN: 978-85-87942-28-9
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_aglpaulino.pdf321,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.