Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21258
Tipo: Artigo de Evento
Título: Narradores de Javé: limites e possibilidades no ritual do trabalho de campo antropológico realizado pelo personagem Antônio Biá
Autor(es): Sousa, Carlos Kleber Saraiva de
Saraiva, Valdênia Maria Lima Leandro
Palavras-chave: Javé;Antônio Biá;Trabalho de campo
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: 5ª Reunião Equatorial de Antropologia e 14ª Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste
Citação: SOUSA, Carlos Kleber Saraiva de; SARAIVA, Valdênia Maria Lima Leandro. Narradores de Javé: limites e possibilidades no ritual do trabalho de campo antropológico realizado pelo personagem Antônio Biá. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5., REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14., 2015, Maceió. Anais... Maceió: UFAL/UNIT, 2015, p. 1-13.
Resumo: Este trabalho tem como propósito central realizar apreciações sobre o ritual do trabalho de campo antropológico que Antônio Biá realiza no longa metragem “Narradores de Javé”. Para tanto, sublinhou-se os usos das técnicas de coletas de dados primários que esse personagem lança mão, como a organização de grupos focais, a realização de entrevistas, o desenvolvimento da observação participante e a elaboração do diário de campo. Destacam-se, ainda, os empregos habituais das narrativas históricas e pertencimentos identitários dos habitantes do Vale de Javé, enquanto instrumentos possíveis para salvaguardar a comunidade da inundação que a construção de uma represa deverá promover. As considerações pontuais encontradas no filme indicam que o personagem Antônio Biá produziu e encontrou diversos limites e possibilidades no método de investigação social e no campo empírico de análise que apreciou.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21258
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ckssousa.PDF202,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.