Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21262
Título: A contemporaneidade do pensamento de Celso Furtado para a emancipação da América Latina
Autor(es): Santiago, Eduardo Girão
Palavras-chave: América Latina
Emancipação
Celso Furtado
Data do documento: 2012
Editor: Edições UFC
Citação: Santiago, E. G. (2012)
Resumo: Durante o Fórum de Desenvolvimento realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB, em 2005, o economista Paul Israel Singer afirmou que nenhum intelectual brasileiro teve tanta relevância em termos da conciliação teoria socioeconômica e ação do que Celso Furtado. O próprio Celso Furtado pronunciou-se acerca da relação teoria ação da seguinte maneira: “Nós, intelectuais, que lidamos com idéias, não desconhecemos a importância da ação. Não fui outra coisa na vida senão um intelectual, mas sempre consciente de que os problemas maiores da sociedade exigem um compromisso com a ação.”(GAUDÊNCIO e FOR MIGA, 1995, p. 39) (...)
Descrição: SANTIAGO, Eduardo Girão. A contemporaneidade do pensamento de Celso Furtado para a emancipação da América Latina. In: HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. (Org.). Nuestra América no Século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012, p. 113-127.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21262
ISBN: 978-85-7282-493-4
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_egsantiago.pdf130,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.