Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21269
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino médio: as concepções dos professores de física sobre o uso da observação e dos registros para avaliar
Título em inglês: Assessment of learnig in high school: the concepts of physics’ teachers about the use of observation and written accounts to evaluate
Autor(es): Rodrigues, Disnah Barroso
Oliveira, Dilvan Paulo Carvalho de
Silva, Gláucia Alves da
Rocha, Silvana da Silva
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino médio
Ensino de física
Data do documento: 2016
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Rodrigues, D. B.; Oliveira, D. P. C.; Silva, G. A.; Rocha, S. S. (2016)
Resumo: O presente artigo objetiva conhecer as concepções dos professores de Física do ensino médio, de escolas públicas e privadas do município de Teresina (PI), sobre o uso da observação e dos registros no processo de avaliação da aprendizagem. Por meio de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, obtivemos as informações necessárias ao nosso estudo, utilizando entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo, conforme Bardin (1995), e os resultados revelaram uma concepção e, consequentemente, uma finalidade para a avaliação da aprendizagem ainda presa à perspectiva tradicional de examinar, de medir, para classificar os aprendizes em aprovados ou reprovados, inclusive com a utilização da observação e dos registros para avaliar. No entanto, foi possível perceber, concomitantemente, um movimento, mesmo que visivelmente sincrético, pela maioria dos sujeitos pesquisados, em direção a uma tentativa de mudança de concepção e, portanto, de prática de avaliação.
Abstract: The present paper aims to know the conceptions of high school physics’ teachers of public and private schools located in Teresina-PI, about the use of observation and written accounts in the assessment of learning process. Thus, a qualitative research was accomplished, with a strong descriptive characteristic. The necessary information to our study was provided by semi-structured interviews. The collected data were analyzed using content analysis according to the view of Bardin (1995) and the results revealed a conception and, consequently, a purpose to assessment of learning still stuck in the traditional perspective to examine, to measure, to classify students into approved or disapproved, even with the use of observation as written accounts. Nevertheless, it was possible to distinguish, simultaneously, a movement, although visibly syncretic, regarding the majority of the subjects who joined the survey, toward an attempt of conception change and as a result, a change of his/her practice of assessment of learning.
Descrição: RODRIGUES, Disnah Barroso; OLIVEIRA, Dilvan Paulo Carvalho de; SILVA, Gláucia Alves da; ROCHA, Silvana da Silva. Avaliação da aprendizagem no ensino médio: as concepções dos professores de física sobre o uso da observação e dos registros para avaliar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 70-82, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21269
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_dbrodrigues.pdf216,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.