Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
Título en inglés: Evaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organization
Autor : Goes, Graciete Tozetto
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Palabras clave : Avaliação de cursos de licenciatura;Formação de Professores;Egressos
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : Goes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa tem como tema a avaliação dos cursos de graduação em licenciatura em uma instituição paranaense. O objetivo foi analisar a formação de professores a partir dos depoimentos dos licenciados egressos dos cursos de licenciatura. Para tanto, inicialmente, foram selecionados os depoimentos sobre as sugestões relativas à organização curricular do curso. Os dados foram categorizados e organizados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefrève e Lefrève (2005). O artigo está organizado em três seções, além da introdução e das disposições finais. Na primeira, apresenta-se uma breve reflexão sobre a formação inicial de professores. Na segunda, informa-se sobre o processo de avaliação realizado. Por fim, na terceira seção, apresentam-se os dados e sua análise. Como resultados, é possível destacar que os egressos percebem a desvalorização das licenciaturas em relação aos bacharelados e valorizam a relação com a escola no processo formativo. Além disso, observa-se, nos depoimentos, a relação conflitiva entre bacharelados e licenciaturas quanto à inclusão ou exclusão de disciplinas.
Abstract: The current research presents, as a theme, the need to evaluate undergraduate academic degree courses in an institution in Paraná-Brazil. The main purpose was to analyze the teachers’ formation based on their statements after graduation. Therefore, data regarding suggestions about the curricular organization of the course were collected. Those data was categorized according to Lefrève and Lefrève (2005) method about Discourse of the collective subject.This paper is systematized into three sections, besides introduction and final dispositions. The first section presents a brief reflection about the initial teacher’s formation. The second one exposes the evaluation process, and finally, the third one presents the data and its analysis. As a result, it is possible to point out that the graduates realize a devaluation of undergraduate academic degree courses compared to bachelor degrees. In addition, their statements revealed a conflictive relationship between graduated from bachelor degrees and the ones from undergraduate academic degree courses regarding inclusion or exclusion of disciplines.
Descripción : GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272
ISSN : 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_ctgoes.pdf226,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.