Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21275
Título: Didática e avaliação na mediação do processo de ensino e aprendizagem: um caminho para a práxis pedagógica
Título em inglês: Didatics and assessment in the mediation of teaching- learning process: a path to the educational praxis
Autor(es): Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
Ataíde, Karine de Magalhães Nogueira
Orsano, Ana Célia Furtado
Lima, Maria da Glória Barbosa
Palavras-chave: Avaliação
Didática
Práxis educativa
Data do documento: 2016
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Nogueira, T. J. A. M.; Ataíde, K. M. N.; Orsano, A. C. F.; Lima, M. G. B. (2016)
Resumo: A problemática da avaliação perpassa questões pedagógicas fundamentais, estando intrinsecamente relacionada à didática e às práticas educativas, entre outros aspectos do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, destaca-se, no campo da avaliação educacional, a avaliação da aprendizagem. Pode-se compreendê-la como uma prática social de acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, vinculada a uma série de ideias e formas de realização, condicionadas às suas dimensões pessoais, sociais e institucionais. Portanto, este estudo parte da análise do processo avaliativo de professores da educação superior e sua inter-relação com a pedagogia e a didática, tendo em vista a compreensão de uma práxis educativa. A problemática que motivou esta pesquisa está relacionada ao fato de, na maioria das vezes, os professores discutirem didática, práticas educativas e avaliação como se fossem processos que não estão intrinsecamente inter-relacionados. Objetiva-se, com este estudo, analisar as interfaces entre didática, avaliação e práticas educativas na compreensão de que essas temáticas precisam ser discutidas e estar presentes na prática pedagógica como indissociáveis. Parte-se da concepção sobre avaliação de autores como Anastasiou (2006), Depresbiteris (2009), Hoffmann (2006), Luckesi (2002, 2007), entre outros. Observa-se, pois, uma pesquisa social de natureza qualitativa, realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), e mediante depoimentos de alunos da educação superior. Salienta-se que se faz necessário que os professores compreendam/apreendam a intrínseca relação entre os processos de ações que envolvem a didática, as práticas educativas e a avaliação como ações na mediação do sabe, para a construção crítica do conhecimento por meio da práxis educativa/pedagógica.
Abstract: The issue of evaluation crosses other fundamental issues in education, being closely related to didactic and educational practices, and other teaching-learning aspects. Thus, within the educational assessment field, the issue of learning assessment is raised. This issue may be understood as a social practice of accompaniment of teaching-learning process, which is linked with a sequence of ideas and forms of realization and is conditioned to their dimensions (personal, social and institutional). Therefore, this study analyzes the assessment process of higher education teachers and its inter-relation with the pedagogy and didactic, considering the understanding of an educational praxis. The problematic that motivates this research is related to the fact of, most of times, teachers discuss didactic, educational practices and evaluation as they were not inter-related. The goal is to analize interfaces between didactic, evaluation and educational practices understanding that these themes need to be discussed and be present within the pedagogical practice as inseparable one from another. The concept of evaluation used comes from authors as Anastasiou (2006), Depresbiteris (2009), Hoffmann (2006), and Luckesi (2002, 2007). It is a social research with a qualitative nature, done through the content analisys (BARDIN, 2011), from narratives of higher education students. It is stressed that teachers need to understand/learn about the internal relation between the processes envolving didactic, educational practices and evaluation actions as parts of the knowledge mediation for a critical knowledge construction through the educational/pedagogical praxis.
Descrição: NOGUEIRA, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães; ATAÍDE, Karine de Magalhães Nogueira; ORSANO, Ana Célia Furtado; LIMA, Maria da Glória Barbosa. Didática e avaliação na mediação do processo de ensino e aprendizagem: um caminho para a práxis pedagógica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 145-156, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21275
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_tjamnogueira.pdf266,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.