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Título: Experiências educativas não exitosas: um estudo com discentes avaliando seu próprio processo de reprovação escolar
Título em inglês: Unsuccessfull educational experiences: a study with students evaluating their own school failure process
Autor(es): Negreiros, Fauston
Silva, Algeless Milka Pereira Meireles da
Lima, Mauro Bruno Paraguai
Palavras-chave: Sentidos
Significados
Fracasso escolar
Data do documento: 2016
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Negreiros, F.; Silva, A. M. P. M.; Lima, M. B. P. (2016)
Resumo: O presente estudo foi realizado em 20 escolas da rede de ensino público em Parnaíba e Floriano, no Piauí. Teve como protagonistas os alunos, atores pouco investigados nas produções acadêmicas acerca da temática e negligenciados de escuta nos planejamentos de intervenção diante do fenômeno do fracasso escolar. Dessa maneira, buscou-se evidenciar sentidos e significados atribuídos por alunos vinculados às escolas de ensino fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa (MINAYO, 1996, 2001). Participaram da pesquisa 94 alunos da rede pública de ensino de Parnaíba (PI) e Floriano (PI). Dentre os alunos, participaram apenas os que já foram reprovados pelo menos uma vez, os participantes eram 55 do sexo feminino e 39 do sexo masculino. Estes foram contatados mediante levantamento dos registros nas secretarias das escolas municipais de ambas as cidades. Os dados foram analisados seguindo a técnica de Hermenêutica de Profundidade (VERONESE; GUARESCHI, 2006), um instrumento teórico-metodológico que possibilita ao pesquisador analisar os dados por meio de três etapas: análise sócio-histórica, análise de conteúdo, (re)interpretação. Pode-se constatar, portanto, que este estudo é relevante para o campo educacional, visto que a reprovação é um dos indicadores de que a escola não está cumprindo seu papel como segmento social.
Abstract: The present study was conducted at 20 public schools in Parnaíba and Floriano (Piauí). The subjects were students, a population poorly documented in academic productions about the theme, and, as a result, they are absent in intervention plans regarding the issue of school failure. Therefore, the study aimed to make clear senses and meanings given by students at primary schools. According to Minayo (1992, 1996), a qualitative research was accomplished. The subjects were composed by 94 students – 55 girls and 39 boys – from public schools in Parnaíba and Floriano – PI that were disapproved at least once. They were found trough archives of school offices in both cities. The collected data were analyzed according to the hermeneutical technique (VERONESE; GUARESCHI, 2006), that allows a procedure in three stages: socio-historical analysis; content analysis; (re) interpretation. In conclusion, this study is very important for the educational field, since disapproval is one of the indicators that school is not fulfilling its role as a social segment.
Descrição: NEGREIROS, Fauston; SILVA, Algeless Milka Pereira Meireles da; LIMA, Mauro Bruno Paraguai. Experiências educativas não exitosas: um estudo com discentes avaliando seu próprio processo de reprovação escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 157-171, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21276
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
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