Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279
Título: Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
Título em inglês: Understanding story in comics through a reading protocol: a transversal analysis of reading strategies
Autor(es): Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Godoy, Ariane Rodrigues Gomes Leite
Mendes, Patrícia Aparecida Pogianelo
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Palavras-chave: História em quadrinhos
Análise transversal
Estratégias de leitura
Data do documento: 2016
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Ferreira, R. V. J.; Godoy, A. R. G. L.; Mendes, P. A. P.; Tocantins, A. C. T. (2016)
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa transversal que analisa estratégias de leitura mobilizadas por estudantes do 1.º ao 5.º ano, a partir de tarefas que envolvem a leitura de unidades menores que o texto e de textos de diferentes gêneros, dentre eles a história em quadrinhos (HQ), que é o foco deste trabalho. A complexidade que envolve o ato de ler e a responsabilidade social da escola como instância formadora de leitores são alguns dos pontos considerados nesta análise, que busca compreender, por meio de tarefas específicas, o percurso cognitivo das crianças diante de situações nas quais precisam refletir sobre o gênero em questão. Atentos às contribuições advindas dessa reflexão, trazemos aspectos teóricos e metodológicos que sustentaram a elaboração e a aplicação do protocolo de leitura, analisando as respostas com base em uma perspectiva interacionista de linguagem. Pensar na relação entre conhecimento extralinguístico e metalinguístico oportunizou reflexões sobre como as crianças entendem o gênero HQ como leitura realizada em momentos de ludicidade junto a colegas e em situações escolarizadas. Trata-se de diferentes apropriações consideradas neste texto como formas de lidar socialmente com o gênero, constituindo o que chamamos de conhecimento social. Como se refere a um gênero cuja leitura de implícitos enriquece a formação do leitor, defende-se que a escola oportunize situações nas quais as crianças possam refletir sobre o processo cognitivo implicado na interpretação desse gênero e acerca da leitura por fruição.
Abstract: The aim of this paper is to present the results of a transversal survey that analyzes reading strategies mobilized among students from 1st to 5th grade of Elementary School, from tasks that involve reading of units smaller than the text and texts of different genres, including Comics, which is the focus of this work. The complexity involved in the act of reading and the social responsibility of the school as a trai - ning instance of readers are some of the points considered in this analysis, which seeks to understand, through specific tasks, the cognitive path of children before situations in which they need to reflect on the genre in use. Aware of the contributions from this reflection, we bring theoretical and methodological aspects that supported the development and implementation of the reading protocol, analyzing the answers based on an interactionist perspective of language. To think about the relation between extralinguistic knowledge and metalinguistic knowledge provided an opportunity to reflect on how children understand the genre Story in Comics as a reading which is done in moments of playfulness with colleagues and schooling situations. They are different appropriations we consider as forms of dealing with genre socially, and we call social knowledge. As it refers to a genre whose reading of the implicit aspects enriches the reader education, we argue that school offers situations in which children can reflect on the cognitive process involved in the interpretation of that genre, as well as on the reading enjoyment.
Descrição: FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; GODOY, Ariane Rodrigues Gomes Leite; MENDES, Patrícia Aparecida Pogianelo; TOCANTINS, Andreia Cristina Teixeira. Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 195-208, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_rvjferreira.pdf461,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.