Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21291
Título: Cinco vidas: travestilidades, gênero, sexualidades e etnicidades no interior da Paraíba
Autor(es): Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de
Palavras-chave: Travestilidade
Sexualidade
Gênero
Etnicidade
Histórias de vida
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Antropologia
Citação: Araújo, M. T. F. R. (2015)
Resumo: Os principais estudos socioantropológicos produzidos no (ou sobre o) contexto brasileiro acerca de lésbicas, gays, travestis e transexuais tiveram como locus paisagens urbanas, metropolitanas, de modo que pouco sabemos sobre como pessoas vivenciam sexualidades e identidades de gênero que divergem da “matriz heterossexual” em espaços outros, como o mundo rural, as pequenas cidades do interior brasileiro ou territórios indígenas. Além disso, no caso específico dos trabalhos realizados sobre a temática travesti, observamos a recorrência da associação entre travestilidade e prostituição. Assim, este artigo objetiva – a partir das histórias de vida de cinco travestis indígenas, habitantes de cidades do interior do estado da Paraíba – fornecer uma contribuição no sentido de agregar outros elementos para os(as) estudiosos(as) da questão travesti, bem como matizar o problema da prostituição através de seus discursos e de suas peculiaridades biográficas.
Descrição: ARAÚJO, Martinho Tota Filho Rocha de. Cinco vidas: travestilidades, gênero, sexualidades e etnicidades no interior da Paraíba. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 58, n. 2, p. 173-207, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21291
ISSN: 1678-9857
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mtfraraujo.pdf334,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.