Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21329
Título: Etnografando assaltos contra instituições financeiras: a publicação da pesquisa, seus impasses e desdobramentos
Autor(es): Aquino, Jania Perla Diógenes de
Palavras-chave: Etnografia
Assaltos
Instituições financeiras
Criminalidades
Data do documento: 2015
Editor: Iluminuras
Citação: Aquino, J. P. D. (2015)
Resumo: Em minha tese de doutorado Príncipes e Castelos de Areia: performance e liminaridade nos grandes roubos focalizei os assaltos contra instituições financeiras e seus protagonistas. Por meio de um trabalho de campo com noves anos de duração em que recorri a diferentes fontes e ferramentas de pesquisa como notícias de jornais e entrevistas com policiais e delegados de Polícia, consegui uma considerável inserção no universo dos grandes roubos e pude me aproximar de assaltantes respeitados entre seus pares e tidos pela Polícia e os meios de comunicação de massa como "bandidos de alta periculosidade". Apesar de não ter realizado "observação participante" no sentido tradicional (e neste caso, certamente, não seria aconselhável), eu finalizei a tese convicta de ter realizado uma etnografia.
Descrição: AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Etnografando assaltos contra instituições financeiras: a publicação da pesquisa, seus impasses e desdobramentos. Iluminuras, Porto Alegre, v. 16, n. 39, p. 184-210, jan./ago. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21329
ISSN: 1984-1191
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_jpdaquino.pdf486,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.