Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21334
Título: Os desafios da participação: novas instituições democráticas e suas perspectivas na Bolívia, Equador e Venezuela
Autor(es): Coelho, André Luiz
Cunha Filho, Clayton Mendonça
Flores, Fidel Pérez
Palavras-chave: Perspectivas na Bolívia
Perspectivas no Equador
Perspectivas na Venezuela
Problema duplo das democracias realmente existentes
Instituições participativas
Data do documento: 2011
Editor: Observatório Político Sul-Americano (OPSA)
Citação: Coelho, A. L.; Cunha Filho, C. M.; Flores, F. P. (2011)
Resumo: Experiências recentes de refundação institucional na América Latina introduziram com força a noção de que os sistemas políticos precisam abrir mais canais para a participação dos cidadãos mediante mecanismos constitucionais. A região andina da América do Sul, em particular, experimentou a promulgação de constituições na Venezuela, Equador e Bolívia ao longo dos dez anos entre 1999 e 2009 que incorporam um conjunto de mecanismos de participação que tendem a tirar dos representantes eleitos o monopólio do processo decisório. Esses países não são certamente os únicos nem os primeiros a reconhecer formalmente esse tipo de mecanismos na região2, mas se tornaram o centro de atenção para esse tipo de experiências na última década por sua auto-proclamada radicalidade3 e por seus governantes e aliados enfatizarem a necessidade de construir um novo tipo de democracia.
Descrição: COELHO, André Luiz; CUNHA FILHO, Clayton Mendonça, FLORES, Fidel Pérez. Os desafios da participação: novas instituições democráticas e suas perspectivas na Bolívia, Equador e Venezuela. Observatório Político Sul-Americano (OPSA), Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 1-17, out. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21334
ISSN: 1809-8827
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_alcoelho.pdf171,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.