Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21339
Título: A expansão do Mercosul: a Bolívia no centro da integração continental
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palavras-chave: Expansão do Mercosul
Bolívia
A Bolívia no centro da integração continental
Bloco
Data do documento: 2012
Citação: Cunha Filho, C. M. (2012)
Resumo: No último dia 22 de novembro, o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales, declaração de maneira oficial a intenção do país de integrar como membro pleno o Mercado Comum do Sul (Mercosul) após convite forma feito pelo Alto Comissário do bloco, o brasileiro Iván Ramalho, dois dias antes em reunião com ministros bolivianos em La Paz. Na ocasião, Ramalho destacou a importância da incorporação boliviana devido a sua posição geográfica central no continente, que a converteria no coração geopolítico do bloco. Atualmente membro-associado do Mercosul desde 1996, condição que partilha com Chile, Colômbia, Equador e Peru, a Bolívia deverá iniciar o processo formal de adesão plena ao bloco na próxima reunião de cúpula a realizar-se nos dias 06 e 07 de dezembro em Brasília e à qual o presidente Morales já confirmou sua participação. Trata-se de um processo potencialmente longo e que necessita da ratificação dos parlamentos dos demais países-membro, mas que se concluído a contento fará do país Integração Regional andino-amazônico o sexto membro pleno do bloco ao lado dos fundadores Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e da Venezuela, que iniciou seu processo de adesão em 2006, mas somente em junho último foi finalmente incorporada ao bloco.
Descrição: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça. A expansão do Mercosul: a Bolívia no centro da integração continental. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, n. 4, p. 6-8, out./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21339
ISSN: 1809-8827
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_acmcunhafilho.pdf105,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.