Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21345
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do nacional-desenvolvimentalismo ao neoliberalismo: o Partido Republicano, o Estado Nacional e os impostos
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palavras-chave: Partido Republicano;Impostos;Estado;Ideologia
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Sociologia e Política
Citação: Cunha Filho, C. M. (2012)
Resumo: O presente trabalho busca entender a ideologia do Partido Republicano dos Estados Unidos com relação ao Estado a partir de suas ideias e posicionamentos acerca do modo pelo qual esse Estado é financiado: a tributação dos cidadãos estadunidenses. para tanto, foi feito um estudo histórico de partido Republicano e um estudo de caso dos cortes de impostos levados a cabo pelo presidente George W. Bush em seu primeiro mandato (2001-2004): em que consistem, a quem beneficiam e quais seus impactos no financiamento da máquina pública estadunidense. Foram analisados as razões ideológicas das cortes e como as mesmas refletem a posição atual dos republicanos em relação ao Estado, contextualizando e contrastando a mesma com as posições defendidas e adotadas pelo Partido em sua fundação e ao longo de sua história, que vai de sua fundação em 1854 até meados dos anos 1920, em que o Estado é visto como indutor do desenvolvimento econômico e mantenedor da unidade nacional; e a segunda, que chega até os dias de hoje, em que o Estado cede progressivamente o lugar de indutor econômico à liberdade individual e passa a ser visto cada vez mais como um obstáculo a ser eliminado.
Descrição: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça. Do nacional-desenvolvimento ao neoliberalismo: o Partido Republicano, o Estado Nacional e os impostos. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 20, n. 41, p. 93-108, fev. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21345
ISSN: 1678-9873 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_dcmcunhafilho.pdf5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.