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Título: Filiações epistemológicas em projetos de mestrado em Psicologia: estudo sobre os autores que os fundamentam
Título em inglês: Epistemological links in psychology master projects: a study about the authors that underlie them
Autor(es): Pascual, Jesus Garcia
Costa, Áurea Júlia de Abreu
Clarindo, Janaílson Monteiro
Palavras-chave: Epistemologia
Psicologia
Autoria
Coautoria
Publicação científica
Epistemology
Psychology
Authorship
Co-authorship
Scientific publications
Data do documento: 2013
Editor: Psicologia Argumento
Citação: Pascual, J. G.; Costa, A. J. A.; Clarindo, J. M. (2013)
Resumo: O aumento da procura por cursos de pós-graduação no Ceará suscita o interesse pela investigação de aspectos concernentes aos mesmos. O presente artigo investiga as referências bibliográficas utilizadas, em projetos de mestrado, pelos candidatos que se submeteram à seleção do mestrado em Psicologia em universidade situada na cidade de Fortaleza (CE), no período de 2006 a 2010. Trata-se de pesquisa bibliográfica/documental, cujo acervo consta de livros e documentos: fontes de estudo sobre a Psicologia – livros-texto, livros sobre epistemologia da Psicologia, livros-roteiro – e 52 projetos de mestrado. Recorremos aos livros para definir o que designamos por “autores basilares” na configuração da ciência psicológica – fundadores de teorias psicológicas ou fomentadores reconhecidos das mesmas. Os 52 projetos de mestrado foram analisados quanto às referências bibliográficas utilizadas como fundamentação teórica, as quais foram comparadas com aquelas citadas nos livros-texto, livros sobre epistemologia da Psicologia e livros-roteiro. Isso nos permitiu identificar a proporcionalidade entre a utilização de “autores basilares” e a utilização de “autores emergentes”, aqueles que começam a ser referenciados em trabalhos científicos, mas não têm, ainda, contribuições consolidadas para o desenvolvimento da Psicologia. Os resultados da pesquisa mostram que os candidatos à Pós-Graduação em Psicologia mantêm equilíbrio na fundamentação teórica dos projetos, pois recorrem preferencialmente a “autores basilares” da Psicologia e de outras ciências, bem como, promovem o aparecimento de novos nomes no cenário científico psicológico, os “autores emergentes”.
Abstract: The increase in demand for post-graduate courses in Ceará (Brazil) raises interest in research of aspects concerning them. This article investigates the bibliographical references used in master projects, by candidates who were submitted to the selection of a master degree in Psychology in a university located in Fortaleza, Ceará, in the period from 2006 to 2010. This is a bibliographic/documental research, whose collection consists of books and documents: sources of study about Psychology - textbooks, psychology epistemology books, guide books - and fifty-two master projects. The books were used to define “basic authors” in the configuration of Psychological Science (psychological theories founders or recognized promoters of them). The references of the fifty-two master projects were analyzed and compared with those cited in the textbooks, psychology epistemology books and guide books. This allowed us identify the pro- portion between the use of “basic authors” and the use of authors, characterized as “emerging authors”, those who begin to be referenced in scientific papers, but have not yet consolidated contributions to the development of psychology. The survey results show that candidates for the Psychology Graduate Program keep balance in the theoretical foundations of the projects. They use preferentially the “basic authors” of psychology and of the other sciences, but they also promote the emergence of new names in the scientific psychological, the “emerging authors”.
Descrição: PASCUAL, Jesus Garcia; COSTA, Áurea Júlia de Abreu; CLARINDO, Janaílson Monteiro. Filiações epistemológicas em projetos de mestrado em Psicologia: estudo sobre os autores que os fundamentam. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 72, p. 165-173, jan./mar. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21351
ISSN: 0103-7013 (impresso)
1980-5942 (online)
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