Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21368
Título: Juventude, violência e educação: nomadismo e experimentação
Autor(es): Diógenes, Glória Maria dos Santos
Palavras-chave: Juventude
Violência
Educação
Data do documento: 2012
Editor: Editora FAPI
Citação: Diógenes, G. M. S. (2012)
Resumo: Experimentar. Usar os cinco sentidos. Ser afetado. Em outras palavras, educar. O conjunto desses dispositivos provoca um movimento ininterrupto do ato aprender-desaprender-aprender. Essa ação contínua da aprendizagem requer um entrelaçamento entre espaço e tempo, entre lugar da experiência e tempo da memória. Como diz Bachelard, a memória é topográfica. “É pelo espaço, é no espaço que encontramos que encontramos os belos fósseis de duração concretizados por longas permanências” (1998, p. 29). A lembrança, para se fixar, demanda um suporte, um lugar, uma paisagem capaz de abrigar os signos [...]
Descrição: DIÓGENES, Glória Maria dos Santos. Juventude, violência e educação: nomadismo e experimentação. In: IMURA, Carolina Proietti; MACIEL, Elaine Rocha (Orgs). Medidas socioeducativas: contribuições para a prática. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2012, p. 105-116.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21368
ISBN: 9788575148266
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_gmsdiogenes.pdf126,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.