Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21376
Título: Evo Morales e o ‘Proceso de Cambio’: um balanço de oito anos
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palavras-chave: Evo Morales
Proceso de Cambio
Hegemonia política do MAS
Razões do êxito do MAS
Data do documento: 2013
Citação: Cunha Filho, C. M. (2013)
Resumo: A importância histórica da eleição de Evo Morales em 2005 pode ser ressaltada desde diversas perspectivas: como o primeiro indígena eleito à presidência de seu país, como primeiro candidato a obter sua eleição diretamente nas urnas desde a redemocratização em 1982 sem necessidade de segundo turno congressual1, como resultado mais ou menos direto do grande ciclo de protestos e mobilização social do quinquênio 2000-2005. O que está claro de qualquer maneira é que sua eleição foi sem dúvidas um momento constitutivo chave da política boliviana ao qual alguém pode se somar ou se opor, mas não se evadir. A figura de Evo Morales e o legado de seu governo serão, para o bem ou para o mal, ainda por muito tempo referência fundamental para qualquer um que busque analisar e compreender a política da Bolívia. Hoje Morales e seu partido hegemonizam a política boliviana e não têm adversário político capaz de desafiá-los efetivamente, o que contrasta drasticamente com o início turbulento de seu governo em 2006. Mas o que explica esse fato? Como pôde Morales superar a crônica instabilidade política boliviana e estabelecer-se como sua figura central? Que conquistas obteve o governo e quais suas perspectivas futuras?
Descrição: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça. Evo Morales e o ‘Proceso de Cambio’: um balanço de oito anos. Observatório Político Sul-Americano (OPSA), Rio de Janeiro, v. 8, n. 6, p. 1-20, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21376
ISSN: 1809-7588
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_ecmcunhafilho.pdf518,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.