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Título: A educação permanente em saúde na percepção dos profissionais da estratégia saúde da família: integração ensino-serviço na formação de profissionais do sistema único de saúde
Título em inglês: The permanent education in health in the perception of the professionals of the family health strategy: teaching-service integration in the training of professionals of the single health system
Autor(es): Almeida, Janaina Rocha de Sousa
Orientador(es): Almeida , Maria Eneide Leitão de
Palavras-chave: Educação
Estratégia Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 25-Nov-2016
Citação: ALMEIDA, J. R. S. ; ALMEIDA, M. E. L. (2016)
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser o eixo norteador da Saúde no Brasil a partir da Constituição de 1988, o que gerou um desafio para a formação dos seus profissionais e fez surgir a necessidade de qualificá-los para atender satisfatoriamente a população. Assim, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi instituída como uma estratégia do SUS para propiciar a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor da Saúde. Destaca-se a importância de conhecer as concepções e diretrizes dessa política. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento e compreender a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a PNEPS. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal e quali-quantitativo. O público-alvo desta pesquisa foi composto por profissionais médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas da ESF de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2014 a agosto de 2015, através de questionário semi-estruturado. Os dados quantitativos foram tabulados no Microsoft Excel e exportados para o software Statistical Packcage for the Social Sciences (SPSS). Os dados categóricos foram expressos em forma de frequência absoluta e relativa, para verificar a associação entre as variáveis utilizou-se o teste do Qui-quadrado ou Fisher, cujo valor significante de p foi <0,05 Os dados numéricos foram expressos em forma de média ± desvio-padrão e analisados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov (dados não paramétricos, teste de Kruskall-Wallis). Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo de Bardin, que tornam replicáveis e válidas inferências sobre dados de um contexto. Como resultados, obteve-se que a PNEPS é conhecida por 19,2% dos cirurgiões-dentistas, 29,5% dos médicos e 45,1% dos enfermeiros. Além disso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) foi avaliada como regular para 48,8% dos cirurgiões-dentistas, 32,7% dos médicos e 52,5% dos enfermeiros (p < 0,006). Quanto aos dados qualitativos, as categorias encontradas foram: aprendizagem significativa, trabalho em equipe, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e necessidade de educação permanente em saúde. Conclui-se que existe a necessidade de ampliar a discussão sobre a PNEPS, proporcionando um maior conhecimento sobre a mesma e ampliando a qualidade das ações de EPS realizadas. Assim, a aprendizagem no e para o serviço, sendo realizada de forma multiprofissional, por meio da utilização das TDICs, contribuirá para a qualificação e fortalecimento do SUS.
Abstract: The Unified Health System (SUS) has become the guiding principle of Health in Brazil since the 1988 Constitution, which created a challenge for the training of its professionals and brought the need to qualify them to meet satisfactorily the population. Thus, the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS) was established as an NHS strategy to provide training and development of workers in the health sector. In this sense, there is the importance of knowing the concepts and guidelines that policy. This research aimed to analyze the knowledge and the perception of the professionals of the Family Health Strategy (ESF) on PNEPS. This is a descriptive, observational, cross-sectional and qualitative-quantitative study. The target population of this research was composed of doctors, nurses and dentists of the Fortaleza-Ce ESF. Data collection was conducted from August 2014 to August 2015, through semi-structured questionnaire, where the figures were tabulated in Microsoft Excel and exported to the Statistical Packcage software for the Social Sciences (SPSS). Categorical data were expressed as absolute and relative frequency and analyzed using the Chi-square or Fisher test. Numerical data were expressed as mean ± standard deviation and analyzed using the Kolmogorov-Smirnov test (nonparametric data, Kruskal-Wallis the test), p<0,05. Qualitative data were analyzed using the Bardin content analysis that make it replicable and valid inferences about data context. As a result, it was found that the PNEPS is known for 19.2% of dentists, 29.5% of physicians and 45.1% of nurses. In addition, the Permanent Health Education (EPS) was evaluated as a regular for 48.8% of dentists, 32.7% of physicians and 52.5% of nurses (p <0,006). As to qualitative data, the categories were: meaningful learning, teamwork, digital information and communication technologies (TDICs), need for permanent education in health. It follows therefore that there is a need to broaden the discussion on PNEPS, providing a better understanding of it and increasing the quality of EPS shares held. Thus, focused learning for the service being performed in multi-way through the use of TDICs will contribute to the training and strengthening of the SUS.
Descrição: ALMEIDA, J. R. S. A educação permanente em saúde na percepção dos profissionais da estratégia saúde da família: integração ensino-serviço na formação de profissionais do sistema único de saúde. 2016. 107 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21378
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