Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21407
Título: A Bolívia e os desafios da integração regional: crise de hegemonia, instabilidade e refundação institucional
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Viana, João Paulo Saraiva Leão
Palavras-chave: Bolívia
Desafios da integração regional
Crise de hegemonia
Instabilidade e refundação institucional
Data do documento: 2011
Editor: Edufro
Citação: Cunha Filho, C. M.; Viana, J. P. S. L. (2011)
Resumo: Uma das abordagens mais recorrentes da ciência política acerca da Bolívia tem sido sua frequente instabilidade política e suposta falta de institucionalização adequada, combinadas ou não com as perspectivas ou sua ausência de consolidação democrática no país (ver, por exemplo, CRABTREE; WHITEHEAD, 2001; GUIMARÃES ET AL., 2005). O Failed States Index, elaborado anualmente pela revista Foreign Policy, por exemplo, coloca a Bolívia em 2010 como o 53º Estado mais fracassado do mundo com uma pontuação de 84,91 e o estudo clássico feito por James Malloy (1970) acerca da Revolução de 52 considera como seu principal fracasso a incapacidade de construir uma institucionalidade sólida. Desde a independência aos dias atuais, 83 presidentes chegaram ao poder, dos quais 36 duraram menos de um ano (ver MESA GISBERT, 2006; SIVAK, 2008) e guerras contra países vizinhos acarretaram ao longo dos anos em perdas territoriais significativas, como a saída ao mar para o Chile na Guerra do Pacífico (1878-83), o território do Acre para o Brasil (1899-1902) e a região do Chaco Boreal ao Paraguai (1932-35). De ocupação geográfica central no continente e possuidora de cinco tríplices fronteiras, a Bolívia possuiria um papel natural no processo de integração sul-americano que é, no entanto, frequentemente frustrado em suas promessas por essa instabilidade e por feridas mal cicatrizadas do passado.
Descrição: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça; VIANA, João Paulo Saraiva Leão. A Bolívia e os desafios da integração regional: crise de hegemonia, instabilidade e refundação institucional. In: VIANA, João Paulo Saraiva Leão; VASCONCELLOS, Patrícia Mara Cabral de; MIGUEL, Vinícius Valentin Raduan (Orgs.). Integração Sul-Americana: desafios e perspectivas. Porto Velho: Edufro, 2011, p. 224-252.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21407
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_capliv_cmcunhafilho.pdf318,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.