Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21412
Title in Portuguese: Os impactos da vida na cidade e do campo na saúde mental: relatos de docentes que atuam em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá
Author: Silva, Selma Gomes da
Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Keywords: Cidade
Zona rural
Saúde
Doença mental
Issue Date: 2014
Publisher: Vozes dos Vales
Citation: Silva, S. G; Paiva, A. C. S. (2014)
Abstract in Portuguese: O presente artigo discute a influência da vida na cidade no possível desencadeamento de transtornos mentais em relação da vida na zona rural. Para isso, partes e das seguintes indagações: a vida urbana favorece o desenvolvimento de doenças psíquicas? O que pensam os docentes que moram na cidade e trabalham em zonas rurais? Para responder estes questionamentos optou-se pela abordagem essencialmente qualitativa com a utilização do uso de narrativas. Os sujeitos da pesquisa para construção deste trabalho foram docentes da rede estadual que desenvolvem suas práticas na zona rural, especificamente,em localidades ribeirinhas,no Sistema Modular de Ensino (SOME). Com base nos relatos obtidos através de entrevistas e escuta de experiências de docência e de vivências de sofrimento mental de alguns professores,verificou-se que as pessoas podem adoecer tanto nas cidades como em zonas rurais.
Description: SILVA, Selma Gomes da; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Os impactos da vida na cidade e do campo na saúde mental: relatos de docentes que atuam em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá. Vozes dos Vales, Diamantina, ano 3, v. 6, p. 1-22, out. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21412
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2238-6424
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_sgsilva.pdf584,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.