Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21412
Título: Os impactos da vida na cidade e do campo na saúde mental: relatos de docentes que atuam em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá
Autor(es): Silva, Selma Gomes da
Paiva, Antônio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Cidade
Zona rural
Saúde
Doença mental
Data do documento: 2014
Editor: Vozes dos Vales
Citação: Silva, S. G; Paiva, A. C. S. (2014)
Resumo: O presente artigo discute a influência da vida na cidade no possível desencadeamento de transtornos mentais em relação da vida na zona rural. Para isso, partes e das seguintes indagações: a vida urbana favorece o desenvolvimento de doenças psíquicas? O que pensam os docentes que moram na cidade e trabalham em zonas rurais? Para responder estes questionamentos optou-se pela abordagem essencialmente qualitativa com a utilização do uso de narrativas. Os sujeitos da pesquisa para construção deste trabalho foram docentes da rede estadual que desenvolvem suas práticas na zona rural, especificamente,em localidades ribeirinhas,no Sistema Modular de Ensino (SOME). Com base nos relatos obtidos através de entrevistas e escuta de experiências de docência e de vivências de sofrimento mental de alguns professores,verificou-se que as pessoas podem adoecer tanto nas cidades como em zonas rurais.
Descrição: SILVA, Selma Gomes da; PAIVA, Antônio Cristian Saraiva. Os impactos da vida na cidade e do campo na saúde mental: relatos de docentes que atuam em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá. Vozes dos Vales, Diamantina, ano 3, v. 6, p. 1-22, out. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21412
ISSN: 2238-6424
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_sgsilva.pdf584,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.