Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21414
Título: As lutas contra o atual padrão de poder mundial: a resistência em Honduras e no Brasil no século XXI
Autor(es): Holanda, Francisco Uribam Xavier de
Palavras-chave: Honduras
Brasil
Processos de resistência
Globalização
Data do documento: 2014
Editor: Edições UFC
Citação: Holanda, F. U. X. (2014)
Resumo: Falar dos processos de resistência na América Latina não é apenas narrar ou se ater a uma etnografia das relações de seus povos ou nações contra a multiplicidade de agressões, violências, exploração e dominação a que estão constantemente submetidos. Trata-se, como esclarece e sugere Boaventura de Souza Santos (2006, p. 216), de se “perguntar se em Nuestra América tem, de fato, condições para continuar a simbolizar uma vontade utópica de emancipação e de globalização contra-hegemônica”. E o que podemos constatar é que a América Latina é portadora de uma vontade utópica emancipatória que se manifesta em diversos formatos e alternativas.
Descrição: HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. As lutas contra o atual padrão de poder mundial: a resistência em Honduras e no Brasil no século XXI. In: CARVALHO, Alba Maria Pinho de; HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de (org.). Brasil e América Latina: percursos e dilemas de uma integração. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 231-268.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21414
ISBN: 978-85-7282-636-5
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_fuxholanda.pdf473,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.