Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21436
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reaprendizagens do masculino após o advento da lei “Maria da Penha”
Título em inglês: Relearning of the masculine after the advent of “Maria da Penha” Law
Autor(es): Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Vasconcelos, Francis Emmanuelle Alves
Palavras-chave: Violência;Masculinidades;Lei “Maria da Penha”
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: O público e o privado
Citação: Paiva, A. C. S.; Vasconcelos, F. E. A. (2015)
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a outra face da violência contra a mulher: o homem preso pela Lei “Maria da Penha”. Buscamos identificar um perfil social mais comum desses homens a partir de uma realidade local, Fortaleza-CE, e entender todo o percurso que ele passa, desde o momento em que é preso até a saída dos presídios que está condicionada à participação em projetos de “ressocialização”. Fizemos também análises no tocante à compreensão deles acerca das relações de gênero. A metodologia quantitativa consistiu na aplicação de 100 (cem) questionários aos homens que estavam presos em decorrência da Lei “Maria da Penha”. De cunho etnográfico, passamos por diversas instituições para compreender o percurso da punição e nos aproximarmos da realidade vivenciada por esses homens nas seguintes instituições: Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado da Mulher, presídio masculino e Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Contra a Mulher – NUAH. Além disso, aplicamos 12 (doze) entrevistas com roteiro semi estruturado aos egressos do sistema penitenciário. Percebemos que todo esse processo punitivo leva a reaprendizagens do masculino e que a problemática da violência contra a mulher pode ser mais eficazmente combatida a partir de trabalhos socioeducativos que envolvam esses homens.
Descrição: PAIVA, Antonio Cristian Saraiva; VASCONCELOS, Francis Emmanuelle Alves. Reaprendizagens do masculino após o advento da lei “Maria da Penha”. O público e o privado, Fortaleza, n. 25, p. 121- 137, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21436
ISSN: 2238-5169
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_acspaiva.pdf171,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.