Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21498
Título: Uma abordagem dirigida por modelos para a configuração de aquisição de contexto intermediada por middleware
Título em inglês: A model-driven approach to context acquisition configuration intermediated by middleware
Autor(es): Duarte, Paulo Artur de Sousa
Orientador(es): Carvalho, Windson Viana de
Coorientador(es): Trinta, Fernando Antonio Mota
Palavras-chave: Sensibilidade ao contexto
MDE
Middleware
DSL
Data do documento: 2014
Citação: DUARTE, P. A. S. (2014)
Resumo: As aplicações móveis e sensíveis ao contexto se caracterizam por capturar a informação contextual do ambiente em que estão inseridas para utilizá-la de acordo com um objetivo específico (e.g., adaptação de interface, recomendação de conteúdo). A heterogeneidade dos dispositivos, a limitação de recursos dos mesmos e o acesso a sensores aumentam a complexidade do desenvolvimento deste tipo de software. Uma forma recente de se lidar com tais problemas de desenvolvimento é a adoção combinada de plataformas de middleware com os princípios do paradigma MDE (Model-Driven Engineering). O objetivo é tanto de reduzir o tempo de desenvolvimento com a geração de código a partir de modelos como de aumentar as potencialidades dos aplicativos através do uso dos serviços providos pelas plataformas de middleware. Seguindo essa tendência, essa dissertação propõe uma abordagem de geração de código de configuração de aquisição de contexto em aplicações móveis Android com duas principais contribuições: a DSL (Domain-Specific Language) ContextRuleML e a Ferramenta CRITiCAL. A DSL ContextRuleML permite ao um desenvolvedor modelar em alto nível as informações contextuais e as regras contextuais de uma aplicação sensível ao contexto. A CRITiCAL é uma ferramenta de configuração para aplicações móveis que utiliza os modelos produzidos com a DSL para a geração de um esqueleto inicial de um aplicativo móvel e sensível ao contexto. O código gerado invoca métodos de uma plataforma de middleware de aquisição de contexto: o LoCCAM. A ferramenta também gera a configuração e a instalação automatizada do LoCCAM e de seus componentes com base no modelo gerado. A validação da abordagem compreendeu duas etapas. A primeira foi uma avaliação de usabilidade da ferramenta realizada com 14 voluntários da área da omputação. A segunda foi uma avaliação de desempenho que comparava em termos de tempo de resposta e memória utilizada o código gerado pela CRITiCAL com o código escrito de forma manual por um especialista em desenvolvimento utilizando o LoCCAM.
Abstract: Context-aware mobile (CAM) applications retrieve contextual information from the environment in which they run in order to achieve a specific goal (e.g., interface adaptation, content recommendation). Features such as device heterogeneity, scarce resources and sensors diversity improve the complexity of development to this kind of software. Recent way to deal with such development issues is the adoption of two combined approaches: (i) middleware platforms and (ii) principles of MDE paradigm (e.g., Model-Driven Engineering). These approaches aim at reducing the total development time of CAM applications by using code generation from higher-level models, and increasing the potential applications through the use of services provide by middleware platforms. Thus, this dissertation proposes an approach to generate code that configures the acquisition of context in Android mobile applications. Based on MDE, we created the DSL (Domain-Specific Language)ContextRuleML, which allows the developer to model the contextual rules of a CAM application in a higher-level notation. A configuration tool, named CRiTICAL, uses the models produced with the DSL to generate an initial structure of a CAM application that uses an existing middleware platform to acquisition of context called LoCCAM. The tool also generates the configuration and the automated installation of LoCCAM and its components based on generated model. Two evaluations were made. First, a usability evaluation was realized by 14 volunteers. Second, a performance evaluation compares response time and memory used by the code generated by CRITiCAL against code written by a specialist in development with LoCCAM, without using our solution.
Descrição: DUARTE, Paulo Artur de Sousa. Uma abordagem dirigida por modelos para a configuração de aquisição de contexto intermediada por middleware. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21498
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_pasduarte.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.