Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2155
Título: Representações sociais do cuidado no diabetes mellitus
Título em inglês: Social representations of care in diabetes mellitus
Autor(es): Sales, Zenilda Nogueira
Orientador(es): Damasceno , Marta Maria Coelho
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Psicologia Social
Data do documento: 2003
Citação: SALES, Z. N. (2003)
Resumo: O cuidado é uma temática bastante estudada no meio acadêmico pelos profissionais da Área da Ciência da Saúde, entretanto, pensar nos aspectos psicossociais associados ao cuidado ao portador de diabetes mellitus pode constituir-se numa via de acesso para o reconhecimento dos fenômenos que orientam os comportamentos e as comunicações sociais que circulam no imaginário social dessa clientela. Para tanto, subsidiado na Teoria das Representações Sociais, este estudo teve como objetivos, apreender as representações sociais dos portadores de diabetes sobre o cuidado oferecido; verificar até que ponto o cuidado oferecido é o esperado por eles; analisar a relevância das representações sociais sobre o cuidado prestado e o desejado com o objetivo de, posteriormente, articular com a prática profissional dos prestadores do cuidado. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Jequié-BA, no primeiro semestre de 2002. Fizeram parte da amostra, na aplicação do Teste de Associação Livre de Palavras, 100 sujeitos, sendo que, destes, 25 participaram da entrevista semi-estruturada. Os dados concernentes aos conteúdos representacionais abstraídos da técnica da entrevista e analisado a luz da técnica de Análise de conteúdo de Bardin (1977) e Vala (2002), permitiram a construção de quatro categorias com suas respectivas subcategorias o que foi possível visualizar que o cuidado é entendido pelo senso comum de maneira a alcançar diferentes significados que vão desde os aspectos psicoafetivos, físicos-biológicos, socioculturais, atributos, socioeconômico para o cuidado. No que se refere o teste de associação livre de palavras, os dados foram processados por meio do software Evoc, e interpretado através da análise estrutural o que permitiu a identificação da provável estrutura ou núcleo central das representações do cuidado - amor, zelar, tratar-bem, remédio e atenção. Tais resultados sinalizam para um novo redimensionamento das práticas dos profissionais de Saúde, levando-se em consideração as representações, crenças, atitudes e expectativas dos sujeitos pesquisados enquanto produtos e produtores de uma realidade social.
Descrição: SALES, Zenilda Nogueira. Representações sociais do cuidado no diabetes mellitus. 2003. 161 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) -Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2155
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tese_znsales.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.