Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21551
Título: Geografias afetivas, conflitualidades e experiências juvenis na cidade
Autor(es): Marinho, Camila Holanda
Aquino, Jania Perla Diógenes de
Palavras-chave: Geografias afetivas
Espaço urbano
Experiências juvenis
Data do documento: 2012
Editor: 36º Encontro Anual da ANPOCS
Citação: Marinho, C. H.; Aquino, J. P. D. (2012)
Resumo: Nos grandes centros urbanos, experiências de interação, alianças, organizações e conflitos são construídas cotidianamente em variados espaços, sugerindo a coexistência de múltiplas “cidades” dentro de uma mesma figuração geográfica. Em suas rotinas vinculadas ao trabalho, à escola, ao lazer e à religião, os moradores da cidade vão elaborando estratégias para se locomoverem no espaço urbano. Ao transitarem em diferentes paisagens geográficas e sociais, as pessoas elaboram sistemas classificatórios, envolvendo avaliações e construções subjetivas. Desta maneira, certos locais são considerados barulhentos, outros são tidos como calmos, alguns são considerados animadas, outros perigosos. Algumas paisagens estão associadas a momentos compreendidos como felizes, por outro lado, há espaços que evocam “lembranças tristes” Este conjunto de visões e sentimentos associados ao espaço, em larga medida, desenham futuros percursos e experiências na cidade.
Descrição: MARINHO, Camila Holanda; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Geografias afetivas, conflitualidades e experiências juvenis na cidade. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 36., 2012, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPOCS, 2012, 25p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21551
ISSN: 2177-3092
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_chmarinho.pdf136,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.