Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552
Título: Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará
Autor(es): Araújo, Letícia de Sousa
Aquino, Jania Perla Diógenes de
Palavras-chave: Ronda do Quarteirão
Informalidade
Ilegalidade
Data do documento: 2012
Citação: Araújo, L. S.; Aquino, J. P. D. (2012)
Resumo: Nas sociedades contemporâneas, as Polícias integram o aparato da segurança pública dos Estados Nacionais. Em decorrência desta “função social” que lhe tem sido oficialmente atribuída, há a expectativa de que o corpo policial seja assíduo no cumprimento da lei. Todavia, matérias de jornais e estudos acadêmicos realizados em vários países, sobretudo da América Latina, mostram que por trás de uma aparente observância rígida à legislação, a informalidade (e, não raro, a ilegalidade) exerce protagonismo no cotidiano de trabalho das Polícias. Com base em uma pesquisa etnográfica realizada junto a policiais militares do Programa Ronda do Quarteirão no Ceará, observamos que práticas como porte de arma fora do horário de serviço, uso de carros oficiais em atividades de interesse pessoal e até recebimento de gratificações (dinheiro, telefones celulares, roupas e gêneros alimentícios) de comerciantes em troca de “atenção especial” concedida a seus estabelecimentos, dentre outras, são corriqueiras e não são percebidas como “erro” ou “desvio” em suas funções. Ao abordar o cotidiano deste segmento policial, enfatizamos transversalidades e agenciamentos que contornam regulamentos oficiais e pautam o trabalho nas ruas, onde as “normas do quartel” são resignificadas. O paper indaga se a pretensão de constituir uma Polícia Comunitária, pautada na proximidade e desenvolvimento de parcerias com a população, estimula o efetivo do Ronda do Quarteirão a quebrar protocolos e “afrouxar” regras.
Descrição: ARAÚJO, Letícia de Sousa; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Entre informalidades e ilegalismos: pensando a experiência de Polícia Comunitária no Ceará. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 28., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: RBA, 2012, 21p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21552
ISBN: 978-85-87942-07-4
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_lsaraujo.pdf437,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.