Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21553
Título: Desafiando o código penal e a monogamia: arranjos afetivos e conjugais de praticantes de assaltos contra instituições financeiras
Autor(es): Aquino, Jania Perla Diógenes de
Palavras-chave: Praticantes de assaltos
Afetividade
Assaltos contra instituições financeiras
Data do documento: 2013
Editor: 37º Encontro Anual da ANPOCS
Citação: Aquino, J. P. D. (2013)
Resumo: Este paper aborda arranjos afetivos e familiares verificados entre praticantes de assaltos contra instituições financeiras no Brasil. É recorrente entre os chamados "assaltantes de banco" a utilização de vários codinomes e que cada homem mantenha em simultaneidade duas ou três companheiras, residindo em cidade diferentes, estas quase sempre desconhecem a existência de outras mulheres na vida de seus namorados ou esposos. Em larga medida, as maneiras como estes homens conduzem suas relações afetivas e conjugais está associada a demandas da condição de praticantes de assalto, uma atividade ilegal, violenta, alvo de repressão policial, que envolve contínuos deslocamentos e requer mudanças de local de residência em curtos intervalos de tempo. Tais artimanhas da vida amorosa ganham intelegibilidade quando observamos o cotidiano destes "profissionais do crime", marcado por incertezas e mudanças repentinas, onde a aquisição de altas quantias não os isenta dos riscos de serem presos ou mortos em confrontos armados com a Polícia ou com outros assaltantes.
Descrição: AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Desafiando o código penal e a monogamia: arranjos afetivos e conjugais de praticantes de assaltos contra instituições financeiras. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 37., 2013, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ANPOCS, 2013, 30p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21553
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_jpdaquino.pdf196 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.