Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21561
Título: Narrativas do real: a construção social da violência urbana na mídia brasileira
Autor(es): Morales, Luciana Pinho
Aquino, Jania Perla Diógenes de
Palavras-chave: Narrativa
Mídia
Violência Urbana
Data do documento: 2013
Editor: XXIX Congresso Latino Americano de Sociologia
Citação: Morales, L. P.; Aquino, J. P. D. (2013)
Resumo: Este artigo procura analisar narrativas sobre a violência urbana apresentadas pelo telejornal policial Barra Pesada, tendo como objetivo compreender os repertórios simbólicos e os sistemas classificatórios veiculados nos discursos deste noticiário. A partir dos dados coletados, problematizamos a apresentação das ocorrências violentas e de seus protagonistas pela mídia, discutindo o papel da televisão no processo de construção social do fenômeno da violência urbana. A pesquisa empírica tem sido viabilizada pela observação de uma coletânea de imagens/discursos/sons e de suas significações simbólicas veiculadas pelo programa pesquisado. Partimos do pressuposto de que a cobertura jornalística não apenas descreve as ações referentes à violência urbana, mas também é parte integrante dos fenômenos e dramas sociais que se desenvolvem em decorrência da notícia.
Descrição: MORALES, Luciana Pinho; AQUINO, Jania Perla Diógenes de. Narrativas do real: a construção social da violência urbana na mídia brasileira. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Anais... Santiago: Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, 10p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21561
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_lpmorales.pdf231,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.