Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21581
Título: O culto à Santa Cruz em Quintana Roo, México: tramas históricas, cosmologias políticas e mercantilização cultural
Autor(es): Rodrigues, Lea Carvalho
Palavras-chave: Sincretismo
Ressignificação cultural
México
Turismo
Data do documento: 2013
Editor: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología ALAS CHILE 2013
Citação: Rodrigues, L. C. (2013)
Resumo: O texto apresenta uma reinterpretação das explicações dadas ao culto a Santa Cruz, no México, fundadas nas noções desincretismo religioso ou resistência cultural, tendo como base dados etnográficos colhidos em 2011, em pesquisa realizada na ilha de Cozumel, estado de Quintana Roo. A Fiesta de la Santa Cruzde Sabán, a mais importante festa religiosa e turística local, ocorre anualmente, no povoado de El Cedral. Descreve-se o início do culto em Cozumel, suas possíveis relações com o fenômeno messiânico desencadeado no contexto da guerra maya em Yucatán (1847-1901), bem como a transformação da festa em evento turístico de grandes proporções. No plano teórico é repensada a noção de sincretismo religioso, afastadas as noções de adaptação e assimilação e proposta a de ressignificação cultural.
Descrição: RODRIGUES, Lea Carvalho. O culto à Santa Cruz em Quintana Roo, México: tramas históricas, cosmologias políticas e mercantilização cultural. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA ALAS CHILE, 29., 2013, Santiago. Anais... Santiago: ALAS, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21581
ISBN: 978-956-19-0828-4
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_lcrodrigues.pdf175,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.